Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 08:14

Educação

Unoesc está entre as melhores do Estado

Publicado em 12/09/2013 ás13:41

Divulgação

Foto: Divulgação

O Jornal Folha de São Paulo divulgou nesta semana um ranking das universidades brasileiras, públicas e privadas, que considera aspectos relativos a ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. Entre as instituições catarinenses, a Unoesc é a 7ª colocada e a primeira das regiões Oeste, Meio-oeste e Serra Catarinense a figurar na listagem.

Considerando o ranking geral nacional, a Unoesc ocupa a posição 146. O indicador em que a Universidade obteve melhor resultado foi internacionalização, no qual aparece com a 94ª posição. O levantamento feito pelo jornal considerou nesse indicador fatores como a quantidade de publicações internacionais que citam pesquisas da universidade, publicações em coautoria internacional e a presença de docentes estrangeiros na instituição brasileira.

O Vice-reitor Acadêmico da Unoesc, Nelson Santos Machado, comenta que a internacionalização é uma característica que tem se acentuado na Unoesc nos últimos anos, especialmente com a implantação de três novos cursos de Mestrado. Estes cursos possibilitam o aprofundamento da área da pesquisa e, pelas parcerias estabelecidas a partir da direção da Universidade e também pelo próprio corpo docente, fortalecem a tendência de que muitos estudos sejam desenvolvidos de forma conjunta com pesquisadores de outras instituições, inclusive de outros países.

Ainda é possível considerar nesse quesito a inserção da Universidade na Rede Euroamericana de Motricidade Humana, que conta com 32 instituições de ensino e pesquisa de vários países americanos e europeus, e a celebração de diversos convênios de cooperação acadêmica bilaterais, isto é, firmados diretamente entre a Unoesc e outras universidades estrangeiras para cooperação acadêmica e intercâmbio de alunos e professores. Só neste mês, por exemplo, foram celebrados dois novos convênios, um com a Universidade Autônoma de Chiuhauhua, do México, outro com a Universidade Católica Santo Antônio de Múrcia, da Espanha, os quais vão possibilitar o intercâmbio de estudantes e professores e também o estreitamento de laços para a cooperação científica.

O Vice-reitor observa que, embora não seja uma avaliação oficial como as realizadas pelos órgãos ligados ao Ministério da Educação e ao Conselho Estadual em Educação, o Ranking da Folha é uma avaliação importante para a Universidade, assim como a publicação GE Melhores Universidades, do Guia do Estudante, que apontou 36 cursos da Unoesc entre os melhores do País.

Os demais indicadores avaliados para a construção do Ranking Universitário Folha observaram questões como o total de publicações científicas, de citações dos trabalhos publicados pelos docentes da Unoesc em publicações de outras instituições e pesquisadores; o número de pedidos de patentes da universidade no Instituto Nacional da Propriedade Industrial; indicadores do MEC e duas pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha, uma com 464 professores universitários que fazem regularmente avaliação dos cursos de graduação, outra com 1.681 responsáveis pela área de recursos humanos de empresas de todo o País.

Fonte: Bruna Santos de Andrade /Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X