Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 20:54

Esportes

Aline Rocha volta a competir após cirurgia

Publicado em 13/09/2013 ás09:24

Aline Rocha

Foto: Aline Rocha

A paratleta joaçabense Aline Rocha - da ARAD/Pasteur está em Porto Alegre e compete neste final de semana no Circuito de Corridas Caixa. Segundo o treinador Fernando Orso a expectativa para a etapa é boa, porém a recuperação total da atleta, que passou recentemente por uma cirurgia, sem comprometer o seu futuro no esporte é o principal objetivo. “Devido a diversos fatores a Aline irá correr apenas na prova de 200m justamente pelo seu retorno as atividades. A nossa intenção em estar participando é sim de vencer a corrida, mas também de retomar todo o trabalho que precisou ser paralisado após a intervenção que aconteceu no final de julho”, destacou.

Para Aline, este momento é de extrema importância para a sua carreira, afinal, a paralização das atividades comprometeu todo o desempenho nas pistas. “Fiquei mais de um mês parada. O médico disse que 15 dias estava bom, mas optamos por prolongar um pouco mais essa prazo sempre priorizando a qualidade da recuperação. Essa falta de treinamentos faz com que o corpo fique estagnado e o processo de readequação aos treinamentos e as atividades precisa ser efetuado de forma gradativa para não comprometer a saúde e trazer transtornos daqui um tempo”, afirmou ela. Aline destaca também que todo o processo precisou ser reiniciado. Os treinamentos na academia, que estavam em carga máxima, recomeçaram em uma carga mais leve com 30 movimentos. A alimentação também precisou ser modificada e a inserção de vitaminas e ferro no cardápio foi essencial para que não ocorresse uma desidratação significativa. “Já estamos treinando, praticamos algumas corridas, a alimentação dela voltou ao normal e percebemos que a Aline está bem. O que nós queremos é que todo esse avanço seja gradativo para que não ocorram falhas no processo”, avaliou Fernando.

A prova de Porto Alegre será também a primeira em que Aline Rocha ARAD/Pasteur irá utilizar as novas luvas “AquaPlast” que foram projetadas com matéria prima norte-americana permitindo um encaixe perfeito da sua mão. O novo equipamento também possui presilhas que evitam a queda do equipamento. “Durante a prova de São Silvestre – em dezembro de 2012, vencida por Aline, a luva dela caiu. Ainda bem que não tivemos problemas durante a prova, mas a partir disso começamos a nos preocupar em produzir um equipamento adequado e que permitisse um desempenho melhor nas pistas”, comentou o treinador. A nova luva, além da ergonomia também possui um diferencial na produção de velocidade no contato direto com o aro evitando que os atritos causem perdas consideráveis. “Pelo que percebi durante algumas vezes que utilizei essa luva em treinamentos é que ela mantém a velocidade da cadeira e em uma prova longa, como é o caso de maratonas, isso é muito importante por que evita o contato direto com o aro gerando atritos e perda de velocidade”, comentou Aline.

Após a prova de Porto Alegre, Aline volta e começa a treinar para os Parajasc que acontecem em Joaçaba.

Surpresa

Com um olhar emocionado, Aline mostra a edição deste mês do Comitê Paraolímpico Brasileiro que contém uma foto sua. “São coisas simples como essa que nos motiva a continuar lutando e se dedicando intensamente ao esporte. Para muitos é uma foto simples, mas para mim é uma conquista que representa e valoriza o esforço de todos aqueles que sempre acreditaram em mim”, disse ela.

Fonte: Aline Andres/NAtiva

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X