Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 06:41

Joaçaba

Seminário discutiu gestão de risco e desastre

Publicado em 14/09/2013 ás09:45

Evento aconteceu no Teatro Alfredo Sigwalt

Foto: Evento aconteceu no Teatro Alfredo Sigwalt

Representantes de 30 municípios das associações dos municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) participaram, nesta sexta-feira, 13, no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, da décima edição do Seminário Regional da Defesa Civil: Prevenção para um Futuro Melhor. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

O objetivo do encontro foi sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.

No seminário foram abordados procedimentos administrativos e jurídicos para que gestores e cidadãos saibam como solicitar ajuda e quais as fontes de recursos disponíveis. Além do treinamento, cada município recebeu uma autorização para a retirada de um kit básico de Defesa Civil, composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também fazem parte do kit uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, participou do evento e ministrou a palestra de abertura. “Não precisamos esperar o desastre acontecer, sabemos também que não podemos na maioria das vezes impedir o desastre, mas precisamos estar preparados para que os efeitos negativos sejam minimizados”, ressaltou. O secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, enfatizou a importância da capacitação com foco na prevenção.

Fonte: Mayelle Hall/SDR

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X