

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 26/03/2023 | 19:41
Publicado em 22 de Setembro de 2013 às16h16
A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) começou, neste domingo, 22, o desligamento preventivo de energia elétrica nas regiões de mais alagamento. A primeira cidade a ter parte da energia interrompida foi Itajaí, por volta das 14h. Em Blumenau, os cortes começam no fim da tarde, nas ruas próximas ao leito do rio.
O corte preventivo de energia é necessário para garantir a segurança da população, evitando curtos e descargas elétricas nos pontos onde as equipes da Celesc não conseguem mais chegar. Mesmo com a interrupção da energia, a Celesc pede aos moradores que também desliguem os disjuntores dentro das casas.
A orientação é que todas as pessoas que moram nos locais onde a energia foi cortada desliguem os disjuntores. Nas demais residências, a Celesc orienta o desligamento caso a água comece a invadir a casa ou mesmo nas construções com tomadas mais baixas. As pessoas não devem mexer nos relógios de energia. Apenas desligar o disjuntor.
Problemas de transmissão
Por volta das 14h deste domingo, 4.200 unidades consumidoras estavam sem energia em todo o Estado. As regiões mais críticas eram Lages e Blumenau. No início da manhã, a situação foi mais complicada, com 66.056 unidades sem luz, sendo a grande maioria na região de Mafra, São Bento do Sul e Itajaí.
Alerta para deslizamentos e alagamentos
Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul. Já os alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages.
Força-tarefa
O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.
Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia - ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.
As condições climáticas adversas, que atingem inúmeras regiões do Estado, fizeram a Celesc reforçar o plantão especial para atender as ocorrências de falta de energia. São 116 equipes de plantão em todo o Estado.
Fonte: Assessoria
Sujeito apanhou uma faca da gondola e atacou o segurança, que levantou a mão para se defender
Menina foi acolhida pela proprietária de um mercado, que percebeu que ela estava sozinha
O desempenho do jovem Carlos Henrique Silva Galant foi suficiente para aprovação nas universidades
Menino contou para sua mãe que foi agredido com chutes e que colega também tentou agredir professora
Estava sendo monitorado pelo segurança, que fez a abordagem quando ele tentava deixar o supermercado
O acidente ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (6) na Rua Achiles Pedrini, em Joaçaba
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787