Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 13:23

Estado

Celesc começa o desligamento preventivo de energia nas regiões alagadas em SC

Publicado em 22/09/2013 ás16:16

Imagem aérea de Rio do Sul por volta do meio-dia deste domingo, 22. Foto: Corpo Bombeiros

Foto: Imagem aérea de Rio do Sul por volta do meio-dia deste domingo, 22. Foto: Corpo Bombeiros

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) começou, neste domingo, 22, o desligamento preventivo de energia elétrica nas regiões de mais alagamento. A primeira cidade a ter parte da energia interrompida foi Itajaí, por volta das 14h. Em Blumenau, os cortes começam no fim da tarde, nas ruas próximas ao leito do rio.

O corte preventivo de energia é necessário para garantir a segurança da população, evitando curtos e descargas elétricas nos pontos onde as equipes da Celesc não conseguem mais chegar. Mesmo com a interrupção da energia, a Celesc pede aos moradores que também desliguem os disjuntores dentro das casas.

A orientação é que todas as pessoas que moram nos locais onde a energia foi cortada desliguem os disjuntores. Nas demais residências, a Celesc orienta o desligamento caso a água comece a invadir a casa ou mesmo nas construções com tomadas mais baixas. As pessoas não devem mexer nos relógios de energia. Apenas desligar o disjuntor.

Problemas de transmissão
Por volta das 14h deste domingo, 4.200 unidades consumidoras estavam sem energia em todo o Estado. As regiões mais críticas eram Lages e Blumenau. No início da manhã, a situação foi mais complicada, com 66.056 unidades sem luz, sendo a grande maioria na região de Mafra, São Bento do Sul e Itajaí. 

Alerta para deslizamentos e alagamentos
Mesmo com a previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas, a Defesa Civil mantém o alerta para risco de deslizamentos de encostas e alagamentos. Os deslizamentos podem ocorrer nos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul. Já os alagamentos e inundações poderão ocorrer nas áreas com drenagem deficiente, especialmente no litoral, vulnerável aos efeitos da maré, e na Bacia do Rio Itajaí. Há também um alerta para inundações em Lages.

Força-tarefa
O governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro de setembro.

Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia - ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

As condições climáticas adversas, que atingem inúmeras regiões do Estado, fizeram a Celesc reforçar o plantão especial para atender as ocorrências de falta de energia. São 116 equipes de plantão em todo o Estado.

 

Fonte: Assessoria

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X