Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 02/02/2023 | 09:18

Estado

Chuva causou problemas em pelo menos 70 cidades

Publicado em 23 de Setembro de 2013 às08h15

Rio do Sul (Foto: AVN Notícias)

Foto: Rio do Sul (Foto: AVN Notícias)

Pelo menos 70 cidades de Santa Catarina, até o último boletim divulgado por volta das 5h45min desta segunda-feira (23) pela Defesa Civil de Santa Catarina, tiveram registro de ocorrências significativas em razão da chuva. Cerca de 20 mil pessoas foram afetadas e cerca de 4 mil residências atingidas.

Cinco cidades já decretaram situação de emergência: Bom Retiro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São José do Cedro, Serra Alta. Outras cidades devem encaminhar a solicitação ainda nesta segunda.

As cidades de Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São José do Cedro, Serra Alta emitiram decretos devido à chuva de granizo.

De acordo com o secretário estadual da Defesa Civil Milton Hobus, por volta das 9h desta segunda-feira a Defesa Civil deve divulgar um boletim atualizado com os registros das ocorrências no Estado.

Ainda pela manhã, a partir das 11h, o governador Raimundo Colombo concede entrevista coletiva no hangar do governo. Participam do ato o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; o secretário Nacional da Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho; e o secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus.

Após a entrevista coletiva, as autoridades vão sobrevoar as áreas atingidas pelas cheias em Santa Catarina.

O prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso, assinou na noite do domingo o decreto de situação de emergência.  Na cidade 18 bairros registraram enchente.

Um comunicado da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), divulgado às 22h do domingo, dia 22, informava que havia sido desligado preventivamente a energia em 1.439 unidades da região de Blumenau, que compreende 16 municípios. Somente na cidade de Blumenau são 1.170 unidades sem energia em 28 ruas. Há 20 equipes de plantão para realizar os atendimentos de emergência.

Devido as chuvas algumas unidades de saúde de Blumenau estarão fechadas e cirurgias foram canceladas. Um organograma de funcionamento foi divulgado.

Duas barragens transbordam em SC

Por volta das 3h40min desta segunda-feira a Polícia Militar (PM) de Taió, que monitora o nível do Rio Itajaí-Açu, confirmou que a Barragem de Taió transbordou durante a madrugada. Pelo menos 70% da cidade foi atingida.

Esta é a segunda barragem do Alto Vale do Itajaí que verte neste fim de semana. A primeira foi a de Ituporanga, que transbordou na tarde do domingo. Na medição das 19h do domingo, o nível chegou a 30m40cm.

Itajaí recebe alertas na madrugada

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu dois alertas para a prefeitura de Itajaí na madrugada desta segunda-feira. Os comunicados apontam para risco alto de deslizamento na cidade e risco muito alto de inundação.

Diferente de 2011, quando o alerta soou 24 horas antes da enchente, a Epagri/Ciram soube da possibilidade de chuvas com antecipação e evitou que moradores do Vale do Itajaí fossem surpreendidos pelas enchentes.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X Alesc