Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 07:44

Coronavírus

Sem público há um ano, Joaçaba Futsal busca alternativas para minimizar impactos

Publicado em 19/03/2021 ás14:35

Divulgação

Foto: Divulgação

Um ano de pandemia e incertezas. No dia 16 de março de 2020, o presidente Gustavo Locatelli se reunia com atletas e profissionais da comissão técnica para anunciar a suspensão das atividades presenciais do Joaçaba Futsal. A previsão era retornar após 15 dias, mas a paralisação se estendeu até junho.

As competições foram adiadas e, quando retomadas, os clubes jogaram sem a presença da torcida. “De todos os impactos financeiros, a ausência do público no ginásio foi o maior deles. Isso porque o planejamento contava com a bilheteria das partidas em casa e tivemos que readaptar o orçamento à realidade”, avalia Locatelli.

Os portões fechados afetaram diretamente o Joaçaba Futsal, que a cada jogo atraia um número expressivo de torcedores ao Centro de Eventos da Unoesc. Em partidas decisivas da Liga Nacional e do Campeonato Catarinense, mais de três mil pessoas vibravam nas arquibancadas. “Nesses oito anos de história, a torcida sempre foi o nosso sexto jogador em quadra, levando emoção a cada disputa. Além da renda, outro desafio foi ‘aprender’ a jogar sem esse incentivo”, lamenta o presidente.

Presidente Gustavo Locatelli

Apesar das dificuldades, o clube encerrou 2020 com as contas em dia. “Mesmo em um ano atípico, conseguimos honrar os compromissos”, ressalta o presidente, enaltecendo os patrocinadores e assinantes que “vestiram a camisa”. “Sem esse apoio, não teríamos condições de dar sequência ao projeto”.

Em março de 2021, o cenário continua desafiante. Diante do avanço do coronavírus e do colapso no sistema de saúde, que resultaram em medidas restritivas impostas pelos decretos municipais e estaduais, o Joaçaba Futsal novamente suspendeu as atividades presenciais. Além disso, o início da Liga Nacional de Futsal (LNF) foi adiado e a volta da torcida aos ginásios parece distante.

“A situação é preocupante e, acima de tudo, prezamos pela segurança dos jogadores, comissão técnica, torcedores e demais envolvidos. Mais do que lamentar, precisamos encontrar alternativas para minimizar as perdas de receita”, destaca o presidente do Joaçaba Futsal, explicando que o time segue com os pagamentos em dia, mas, assim como os demais times prejudicados pela pandemia, existe uma limitação financeira.

Ajuda

A diretoria aposta no apoio da comunidade para manter o projeto ativo e ainda mais presente. Além dos patrocínios, em 2021 o clube visa ampliar o número de sócio-torcedores e as vantagens. A venda de produtos oficiais também será intensificada. “Buscamos soluções para que o Joaçaba Futsal prossiga cumprindo o seu papel, de representar o município e a região nas principais competições do país”, frisa Locatelli.

Conforme o presidente, a nova edição do programa Assinante Joaçaba Futsal será lançada nos próximos dias, com benefícios exclusivos, como descontos e condições especiais de pagamento em vários estabelecimentos parceiros. Já as camisas oficiais, nas cores azul, branca e vermelha, devem estar disponíveis nos pontos de venda e na loja virtual até o fim do mês.

Também estão previstas ações de contribuição voluntária, como alternativa para o período sem arrecadação de ingressos, já que não há previsão de volta dos torcedores às arquibancadas. “É o momento de unirmos forças para minimizar os prejuízos e alcançar os objetivos. Mais uma vez, o Joaçaba Futsal conta com a ajuda dos patrocinadores e torcedores para vencer dentro e fora de quadra”.

2021 

Em 2021, o Joaçaba Futsal participa da Recopa SC, da LNF e da Série Ouro do Campeonato Catarinense. A equipe comandada pelo técnico Paulinho Sananduva, que no ano passado foi campeã da Copa Chopinzinho e da Recopa SC, iniciou a pré-temporada em janeiro e disputou a Taça Brasil em fevereiro. Os treinos presenciais estão suspensos desde o dia 1º de março, atendendo a um decreto municipal, com expectativa de retorno nos próximos dias.

Fonte: Mayelle Hall/Comunicação Joaçaba Futsal

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X