

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 13/04/2021 | 23:55
Publicado em 05 de Abril de 2021 às19h45
O secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, esteve em Herval d´Oeste na tarde desta segunda-feira (5) onde manteve contato com as autoridades do município. Participaram da reunião o prefeito Mauro Martini, o vice Jair da Rosa, secretários, vereadores e produtores rurais.
“Viemos apresentar os programas da Secretaria. Queremos incentivar a reservação de água nas propriedades, essencial para a produtividade agrícola, incentivar a rotação de culturas, plantio de inverno, uso do trigo forrageiro para a silagem e internet para o meio rural, além de receber as demandas do município”, destacou o deputado estadual Altair Silva, que assumiu a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural no mês de janeiro.
Altair foi questionado sobre a praga da cigarrinha, que prejudicou a safra do milho. Ele informou que infelizmente a Secretaria não tinha um programa de combate a praga, mas que, em conjunto com a Epagri, estará instalando uma central de monitoramento para dar suporte aos produtores com as orientações necessárias. “A cigarrinha causou um grande prejuízo aos produtores e à economia regional na safra 2020/21. Vamos adotar todos os mecanismos de controle sanitário para não sermos surpreendidos novamente”.
Para socorrer o produtor, o secretário disse que está tratando com o Ministério da Agricultura a renegociação das dívidas. “Uma das nossas propostas é que a dívida seja jogada para a última parcela dos financiamentos que o produtor tenha obtido com o banco, mediante laudo emitido por órgãos oficiais. Esse é o encaminhamento que estamos dando, pois todas as regiões do Sul do Brasil tiveram grande prejuízo com a cigarrinha”.
Internet no Campo – “Estamos implementando o projeto, fazendo ajustes pontuais na legislação. A própria iniciativa privada vai avançar, pois há interesse das operadoras de internet em levar fibra óptica para o interior. Com a participação das Prefeituras e do Estado podemos reduzir custos das propriedades mais distantes. Também temos fontes de financiamentos para que o produtor possa comprar equipamentos com juros subsidiados e com prazos. Tenho certeza que será o programa que mais vai crescer em Santa Catarina, que aliás, já está sendo referência nacional em internet com fibra óptica no meio rural, oportunizando aos produtores a automatização das propriedades, educação de qualidade, além de proporcionar a emissão de notas fiscais e a instalação de programas de gestão.
O secretário disse ainda que vai apresentar um projeto de lei para isentar taxas e alugueis de postes para passar os cabos de fibra nas áreas rurais.
“Foi uma visita importante, onde conseguimos reunir as lideranças voltadas ao meio rural e repassar informações. Temos o problema sério da praga da cigarrinha que pegou nosso produtor de surpresa. Infelizmente a possibilidade de incentivo do Estado vai ficar para a safra posterior. Apresentarmos também nossas demandas, solicitando recursos para aquisição de equipamentos para a nossa Secretaria de Agricultura”, destacou o prefeito.
Mauro Martini disse que pretende incluir Herval d´Oeste no projeto piloto da Internet no Campo. “Estamos mantendo conversa com a assessoria do secretário para que possamos fazer parte deste projeto. O município não vai medir esforços para viabilizar recursos para levar esse cabeamento para as principais vias do interior”, garantiu.
O prefeito também solicitou apoio para a aquisição de uma ensiladeira de quatro linhas, que já é utilizada por alguns produtores do município. “E um equipamento que custa mais de meio milhão de reais, mas com a ajuda do Estado e contrapartida do município teremos condições de adquirir”, concluiu.
Esses números representam um acréscimo de 132 óbitos em comparação com o último boletim. Registrou-se uma alta de 3.326 casos
A vítima não resistiu aos graves ferimentos e foi a óbito ao dar entrada no hospital. Ela sofreu TCE (Traumatismo Crânio Encefálico) grave
A vítima foi identificada por Clovis José Torri, 57 anos, natural de Campos Novos. O corpo foi recolhido pelo IGP e encaminhado ao IML
Bombeiros estiveram no local e atestaram o óbito, sendo acionado o IGP para recolher o corpo e encaminhar para necropsia
Vera Lucia de Andrade, 51 anos, foi socorrida pelos filhos na madrugada do último sábado (10) depois das agressões
Os insetos, de uma espécie que tem a cor verde e cerca de 15 centímetros de comprimento, já foram vistos no bairro Aparecida e Conjunto Integração
Rua Getúlio Vargas, 226, Esquina com, R. Francisco Lindner - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3521-2324