Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 23/07/2021 | 13:54

Agricultura

Secretário de Estado da Agricultura visita Herval d´Oeste

Publicado em 05 de Abril de 2021 às19h45

O secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, esteve em Herval d´Oeste na tarde desta segunda-feira (5) onde manteve contato com as autoridades do município. Participaram da reunião o prefeito Mauro Martini, o vice Jair da Rosa, secretários, vereadores e produtores rurais.  

“Viemos apresentar os programas da Secretaria. Queremos incentivar a reservação de água nas propriedades, essencial para a produtividade agrícola, incentivar a rotação de culturas, plantio de inverno, uso do trigo forrageiro para a silagem e internet para o meio rural, além de receber as demandas do município”, destacou o deputado estadual Altair Silva, que assumiu a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural no mês de janeiro.

Altair foi questionado sobre a praga da cigarrinha, que prejudicou a safra do milho. Ele informou que infelizmente a Secretaria não tinha um programa de combate a praga, mas que, em conjunto com a Epagri, estará instalando uma central de monitoramento para dar suporte aos produtores com as orientações necessárias. “A cigarrinha causou um grande prejuízo aos produtores e à economia regional na safra 2020/21. Vamos adotar todos os mecanismos de controle sanitário para não sermos surpreendidos novamente”.  

Para socorrer o produtor, o secretário disse que está tratando com o Ministério da Agricultura a renegociação das dívidas. “Uma das nossas propostas é que a dívida seja jogada para a última parcela dos financiamentos que o produtor tenha obtido com o banco, mediante laudo emitido por órgãos oficiais. Esse é o encaminhamento que estamos dando, pois todas as regiões do Sul do Brasil tiveram grande prejuízo com a cigarrinha”.

Internet no Campo – “Estamos implementando o projeto, fazendo ajustes pontuais na legislação. A própria iniciativa privada vai avançar, pois há interesse das operadoras de internet em levar fibra óptica para o interior. Com a participação das Prefeituras e do Estado podemos reduzir custos das propriedades mais distantes. Também temos fontes de financiamentos para que o produtor possa comprar equipamentos com juros subsidiados e com prazos. Tenho certeza que será o programa que mais vai crescer em Santa Catarina, que aliás, já está sendo referência nacional em internet com fibra óptica no meio rural, oportunizando aos produtores a automatização das propriedades, educação de qualidade, além de proporcionar a emissão de notas fiscais e a instalação de programas de gestão.

O secretário disse ainda que vai apresentar um projeto de lei para isentar taxas e alugueis de postes para passar os cabos de fibra nas áreas rurais.

“Foi uma visita importante, onde conseguimos reunir as lideranças voltadas ao meio rural e repassar informações. Temos o problema sério da praga da cigarrinha que pegou nosso produtor de surpresa. Infelizmente a possibilidade de incentivo do Estado vai ficar para a safra posterior. Apresentarmos também nossas demandas, solicitando recursos para aquisição de equipamentos para a nossa Secretaria de Agricultura”, destacou o prefeito.

Mauro Martini disse que pretende incluir Herval d´Oeste no projeto piloto da Internet no Campo. “Estamos mantendo conversa com a assessoria do secretário para que possamos fazer parte deste projeto. O município não vai medir esforços para viabilizar recursos para levar esse cabeamento para as principais vias do interior”, garantiu.

O prefeito também solicitou apoio para a aquisição de uma ensiladeira de quatro linhas, que já é utilizada por alguns produtores do município. “E um equipamento que custa mais de meio milhão de reais, mas com a ajuda do Estado e contrapartida do município teremos condições de adquirir”, concluiu.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
São João 01

Av. XV de Novembro, 319 - Cento, Joaçaba

Fone: (49) 3521-2525

São João 01
X