Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 13/04/2021 | 23:55

Agricultura

Secretário de Estado da Agricultura visita Herval d´Oeste

Publicado em 05 de Abril de 2021 às19h45

O secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, esteve em Herval d´Oeste na tarde desta segunda-feira (5) onde manteve contato com as autoridades do município. Participaram da reunião o prefeito Mauro Martini, o vice Jair da Rosa, secretários, vereadores e produtores rurais.  

“Viemos apresentar os programas da Secretaria. Queremos incentivar a reservação de água nas propriedades, essencial para a produtividade agrícola, incentivar a rotação de culturas, plantio de inverno, uso do trigo forrageiro para a silagem e internet para o meio rural, além de receber as demandas do município”, destacou o deputado estadual Altair Silva, que assumiu a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural no mês de janeiro.

Altair foi questionado sobre a praga da cigarrinha, que prejudicou a safra do milho. Ele informou que infelizmente a Secretaria não tinha um programa de combate a praga, mas que, em conjunto com a Epagri, estará instalando uma central de monitoramento para dar suporte aos produtores com as orientações necessárias. “A cigarrinha causou um grande prejuízo aos produtores e à economia regional na safra 2020/21. Vamos adotar todos os mecanismos de controle sanitário para não sermos surpreendidos novamente”.  

Para socorrer o produtor, o secretário disse que está tratando com o Ministério da Agricultura a renegociação das dívidas. “Uma das nossas propostas é que a dívida seja jogada para a última parcela dos financiamentos que o produtor tenha obtido com o banco, mediante laudo emitido por órgãos oficiais. Esse é o encaminhamento que estamos dando, pois todas as regiões do Sul do Brasil tiveram grande prejuízo com a cigarrinha”.

Internet no Campo – “Estamos implementando o projeto, fazendo ajustes pontuais na legislação. A própria iniciativa privada vai avançar, pois há interesse das operadoras de internet em levar fibra óptica para o interior. Com a participação das Prefeituras e do Estado podemos reduzir custos das propriedades mais distantes. Também temos fontes de financiamentos para que o produtor possa comprar equipamentos com juros subsidiados e com prazos. Tenho certeza que será o programa que mais vai crescer em Santa Catarina, que aliás, já está sendo referência nacional em internet com fibra óptica no meio rural, oportunizando aos produtores a automatização das propriedades, educação de qualidade, além de proporcionar a emissão de notas fiscais e a instalação de programas de gestão.

O secretário disse ainda que vai apresentar um projeto de lei para isentar taxas e alugueis de postes para passar os cabos de fibra nas áreas rurais.

“Foi uma visita importante, onde conseguimos reunir as lideranças voltadas ao meio rural e repassar informações. Temos o problema sério da praga da cigarrinha que pegou nosso produtor de surpresa. Infelizmente a possibilidade de incentivo do Estado vai ficar para a safra posterior. Apresentarmos também nossas demandas, solicitando recursos para aquisição de equipamentos para a nossa Secretaria de Agricultura”, destacou o prefeito.

Mauro Martini disse que pretende incluir Herval d´Oeste no projeto piloto da Internet no Campo. “Estamos mantendo conversa com a assessoria do secretário para que possamos fazer parte deste projeto. O município não vai medir esforços para viabilizar recursos para levar esse cabeamento para as principais vias do interior”, garantiu.

O prefeito também solicitou apoio para a aquisição de uma ensiladeira de quatro linhas, que já é utilizada por alguns produtores do município. “E um equipamento que custa mais de meio milhão de reais, mas com a ajuda do Estado e contrapartida do município teremos condições de adquirir”, concluiu.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
São João 03

Rua Getúlio Vargas, 226, Esquina com, R. Francisco Lindner - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3521-2324
 

São João 03
X Caco da Rosa