Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/04/2024 | 19:28

Coronavírus

HUST recebe equipamentos para cinco novos leitos de UTI Covid

Publicado em 09/04/2021 ás19:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (9), o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) recebeu respiradores, monitores e bombas infusoras para que possa instalar mais cinco leitos de UTI Covid. A entrega foi realizada no auditório do Hospital e contou com a presença de representantes do hospital, entre eles o diretor Geral do HUST Alciomar Marin, do prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini, do prefeito de Herval d’Oeste Mauro Martini, do Secretário de Saúde de Joaçaba Valmor Reisdorfer, além da representante da Comissão Intergestores Regional (CIR) Kamille Sartori Beal e o Coordenador Macrorregional de Saúde da (SES), Luiz Martinho Ávila.

O pedido dos equipamentos para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi feito no dia 5 de março, depois que os municípios da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense) concordaram em ceder 15 profissionais Técnicos em Enfermagem para o Hospital possibilitando assim a ampliação dos leitos. Três dos respiradores vieram da cidade de São Miguel do Oeste e dois deles foram cedidos pela UPA de Herval d’Oeste, que recebeu outros dois equipamentos para substituí-los.

— É grande a satisfação por ter entregue esses equipamentos. Gostaria de ressaltar o apoio da nossa Secretária de Estado de Saúde Carmen Zanotto, e do secretário Adjunto Alexandre, e nosso superintendente Ramon, que está diretamente ligado às regionais — falou o Coordenador Macrorregional de Saúde da (SES), Luiz Martinho Ávila.

— Foi necessário se impor para que isso acontecesse. Temos feito muitas reuniões e muitas vezes a ajuda não vem, por isso, é um momento de bastante alegria por termos trabalhado e conseguido fazer com que essa vinda dos respiradores se tornasse realidade — afirmou o prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini.

— São muitas as dificuldades neste momento e é muito importante agora podermos dar melhor suporte aos pacientes — comentou o prefeito de Herval d’Oeste Mauro Martini.

O diretor Geral do HUST, professor Alciomar Marin, explica que os equipamentos passarão agora por uma avaliação técnica e calibração. Em paralelo, será feita organização dos espaços e formalização das tratativas para a cedência dos profissionais que atuarão no HUST e o remanejamento dos profissionais que já são do Hospital para a Ala Covid para que então seja possível ter os leitos funcionando. O prefeito de Joaçaba, por sua vez, ressaltou que para a próxima semana já irá disponibilizar profissionais do município.

— Não temos uma data exata para o início do funcionamento dos leitos. Mas estaremos fazendo tudo o mais rápido possível. É muito importante esclarecer que não basta apenas ter os equipamentos, o funcionamento depende dessas outras etapas — explicou Marin.

Atualmente, a ala Covid do HUST possui 10 leitos de UTI. Com a ampliação passará a ter 15, mesmo número de leitos da Enfermaria. A taxa de ocupação da UTI está em 100% e a da enfermaria tem oscilado entre 90% e 100% de ocupação. Há pacientes na fila de espera.

— Importante reforçar para a população que mantenha os cuidados, pois o aumento dos leitos não resolve o problema da pandemia. O hospital é procurado quando o quadro dos pacientes é mais grave e é isso que precisamos evitar — finalizou Marin.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X