Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 09:11

Estado

Preço do leite estabiliza em SC

Publicado em 26/09/2013 ás15:25

Ilustrativa/Internet

Foto: Ilustrativa/Internet

Depois de seis meses de altas sucessivas que incrementaram a renda das famílias rurais em  Santa Catarina, o preço pago aos produtores pelas indústrias lácteas na aquisição de leite estabilizou. Os valores de referência dessa matéria-prima, projetados para este mês de setembro pelo Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado (Conseleite), recuaram 0,5%.

“O recuo é muito pequeno e, na prática, significa que os preços estabilizaram”, explica o vice-presidente do Conseleite e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), Nelton Rogério de Souza, reiterando que a produção de leite continua sendo uma das mais rentáveis atividades agropecuárias de Santa Catarina. Acrescenta que “a diminuição da produção nacional e o forte consumo no mercado doméstico contribuíram para essa estabilidade”.

De acordo com projeção do Conseleite, o valor de referência para o leite-padrão baixou 0,5%, neste mês, para R$ 0,9202 o litro. Mesmo assim, o ganho continua muito bom para o produtor, assinala Nelton, enfatizando que,  neste momento, a atividade leiteira é a principal, do agronegócio catarinense, a irrigar o campo com recursos financeiros superiores a 180 milhões de reais por mês.

Nelton explica que o preço do leite está aquecido em todo o mundo e não só no Brasil. Por isso, o produto importado de qualquer mercado – Argentina, Uruguai, Nova Zelândia, Austrália, Europa etc  – chega ao Brasil com preço igual ou acima do produto nacional. O vice-presidente do Conseleite observa que, apesar das importações de leite do Uruguai e da Argentina, que inundam o mercado brasileiro, os preços praticados pelos Laticínios na compra da matéria-prima continuam elevados.        

Santa Catarina é o quinto  produtor nacional, o Estado gera 2,2 bilhões de litros/ano. Praticamente, todos os estabelecimentos agropecuários produzem leite, o que gera renda mensal às famílias rurais e contribui para o controle do êxodo rural. O oeste catarinense responde por 73% da produção. Os 80.000 produtores de leite  (dos quais, 60.000 são produtores comerciais) geram 6 milhões de litros/dia.

Fonte: MB Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X