Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 15/05/2021 | 01:52

Saúde

Curso de Enfermagem realiza estágio em situações de urgência e emergência

Publicado em 22 de Abril de 2021 às11h20

A simulação busca instigar o acadêmico na busca pelo saber

Foto: A simulação busca instigar o acadêmico na busca pelo saber

O curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba-SC, buscando oferecer novas oportunidades de aprendizado aos seus acadêmicos vem realizando ao longo deste semestre, estágio em campos práticos, estimulando e desenvolvendo as habilidades dos estudantes em situações de urgência e emergência através de simulações no Laboratório de Habilidades da universidade.

As atividades foram organizadas com o apoio da Coordenação do Curso de Enfermagem, representada pela professora Márcia da Rocha Restelatto, com a elaboração e supervisão das professoras enfermeiras Gisele Viana, Simone Triquez, Luana Turra, Petra Zieher, Anne Letti e Mariane de Almeida.

De acordo com a estudante da 9ª fase e presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem em Urgência e Emergência (LAENFUE) do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, Emanuelle L. Pinheiro, a experiência através das simulações realísticas contribuem muito para que os acadêmicos possam ter a noção de um cenário real de um acidente com múltiplas vítimas e desenvolver o julgamento clínico como enfermeiro.

— A sensação de poder participar dessas atividades é de se sentir responsável pela equipe. Além disso, essas atividades nos preparam para a carreira como enfermeiro no mercado de trabalho — relata a estudante.

Já para a acadêmica da 5ª fase, Maria Luiza Basei, as simulações são muito válidas para a aprendizagem, pois, aprender através de simulações em laboratório, replicando situações de urgência e emergência, APH e complicações do paciente hospitalizado viabilizam uma formação mais completa para os acadêmicos.

— Dessa forma, podemos associar a prática ao conhecimento teórico, possibilitando o desenvolvimento de nosso raciocínio clínico e agilidade na tomada de decisões e condutas ainda nas aulas práticas para que, quando estivermos em contato com um paciente real, possamos de fato prestar a melhor assistência de forma rápida, eficaz e segura — destaca Maria.

Conforme explica a professora enfermeira Gisele Viana, a simulação instiga no acadêmico a busca pelo saber, contribuindo para a formação de profissionais com domínio teórico-prático.

Por fim, a professora enfermeira Luana Turra, ressalta que as simulações são uma forma do aluno aprender em um cenário seguro, porém que o coloca em uma posição reflexiva: ‘’como eu agiria sendo enfermeiro nesta situação? ”

— Isso contribui para a identificação das fragilidades e potencialidades de cada um e facilita aquisição de habilidades para o cuidado aos pacientes — reitera a professora.

Fonte: Adriano França/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X Caco da Rosa