Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 12/05/2021 | 08:30

Joaçaba

Oncologia do HUST completa 20 anos

Publicado em 26 de Abril de 2021 às17h00

Neste mês de abril a Oncologia do HUST completa 20 anos de existência. O serviço é referência nas regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste, que somadas tem uma população de aproximadamente 622 mil habitantes e conta com diversas especialidades oferecendo ainda, oportunidades de pesquisa para os acadêmicos da Unoesc.

Criado em abril de 2001, com a preocupação de atender o Meio-Oeste catarinense, já que o serviço existia apenas em Chapecó, Lages e Florianópolis, o serviço de Oncologia teve como idealizador o Dr. Ruggero Caron. Junto com ele, formaram a equipe a Enfermeira Michele Nogueira e a farmacêutica Liliam Francisco. A oncologia inicialmente recebia pacientes particulares e convênios e a partir de 2008 foi credenciada definitivamente pelo SUS.

O primeiro paciente atendido na Oncologia do HUST foi Maicon Cella, um menino que tinha leucemia linfocítica aguda (LLA) e que apesar do tratamento realizado, faleceu em 2008. A mãe Terezinha lembra como foi importante poder tratar o filho em Joaçaba, já que evitavam o desgaste com as longas viagens e com os internamentos longe da família.

— Sempre fomos muito bem atendidos, desde os médicos até o profissional de cargo mais simples. Agradecemos muito ao Dr. Ruggero Caron, sua equipe e todos que se dedicaram no cuidado do meu filho — afirmou a mãe.

Maicon Cella com o Dr. Ruggero

A estrutura

A Oncologia do HUST faz atendimento de diversas patologias em várias especialidades, as mais frequentes são tumores de pele, tumores de mama e colo uterino nas mulheres e câncer de próstata nos homens. O serviço também faz atendimento em diversas outras áreas com cirurgia de cabeça e pescoço, coloproctologia, cirurgia do aparelho digestivo, neurocirurgia, além de tratamento de neoplasias hematológicas.

Diagnósticos, exames, cirurgias, quimioterapias e internações são realizados. Hoje são mais de 1500 pacientes em tratamento quimioterápico e mais de 5 mil atendimentos mensais. Atuam no hospital mais de 15 médicos, além de Enfermeiras, Secretárias, Farmacêutica, Assistente de Farmácia, Técnica em Enfermagem, Psicóloga e Nutricionista.

— Estou aqui desde o início e vejo que evoluímos muito. Fico feliz em podermos oferecer o tratamento aqui em Joaçaba. Adoro o trabalho que faço é gratificante — afirmou a enfermeira Michele.

O espaço no qual os pacientes são atendidos foi reformado e revitalizado em 2015. O local possui sala de recepção, de quimioterapia e ambulatório e além de 10 leitos para aqueles pacientes que estão mais debilitados e precisam receber o tratamento em repouso na cama.

— Eu tinha um sonho e em parceria com o hospital esse sonho se tornou realidade. O serviço cresceu gradativamente e se consolidou. Nossa expectativa é que continue crescendo e quem sabe possamos evoluir de modo a termos um hospital do câncer em Joaçaba — comentou Ruggero.

— Um dos grandes desafios no serviço oncológico é dispor de todos os tratamentos que os pacientes precisam, como é o caso da radioterapia. A boa notícia é que isso está se tornando uma realidade aqui em Joaçaba — afirmou o Diretor Técnico do HUST, Dr. Júlio Egger.

Radioterapia

A Radioterapia está sendo construída nas proximidades do campus I da Unoesc. Cumprido o cronograma de construção a previsão é que entre em funcionamento no primeiro semestre de 2022. O serviço funcionará em dois turnos, cinco dias por semana, atendendo 32 pacientes/dia, o que totalizará 640 sessões mensais. Com o andamento das atividades há a possibilidade de ampliar a capacidade de oferta de tratamento radioterápico, podendo chegar a quatro turnos, cinco dias por semana e serem realizadas 1.600 sessões pacientes/mês, uma média de 80 pacientes/dia.

Desafios e perspectivas

Para o diretor geral do HUST, Alciomar Marin, a Oncologia do HUST é uma conquista a ser celebrada, não só pela possibilidade de tratamento aos que precisam, como também, pelo trabalho voltado para a prevenção. Entre os desafios estão o acompanhamento das novas tecnologias e de técnicas em detrimento ao melhor atendimento aos pacientes.

— O hospital precisa estar se adequando constantemente. Em paralelo, nossos profissionais também buscam intensamente aprimorar seus conhecimentos para conduzir os procedimentos. Buscamos alternativas para que seja possível melhorar cada vez mais — afirmou.

Marin ressaltou que além da implantação da radioterapia, está prevista para 2022 a aquisição de um aparelho para a realização de exames de cintilografia, que investigam tumores e suas metástases bem como, servem para o estudo e tratamento do câncer da tireoide evitando o deslocamento de pacientes para outras cidades.

— Avançamos muito e seguiremos trabalhando para que consigamos evoluir cada vez mais. Agradecemos a todos que contribuíram para que a Oncologia do HUST chegasse a esses 20 anos de existência, bem como os que seguem atuando vislumbrando os próximos anos — finalizou Marin.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Preço Popular

Av. XV de Novembro, 468 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1690

Farmácia Preço Popular
X Caco da Rosa