Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 06:03

Geral

Jorginho Mello apresenta projeto para facilitar prova de vida

Publicado em 30/04/2021 ás16:00

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O senador Jorginho Mello (PL/SC) apresentou um projeto de lei (PL 385/2021) ao Senado Federal que tem como objetivo facilitar a prova de vida aos beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social.

A iniciativa visa possibilitar que os médicos comprovem a vida dos beneficiários através de um atestado, enviando o documento ao sistema eletrônico do INSS. Para isso, de acordo com o projeto do senador, basta o aposentado ou pensionista solicitar a prova de vida por meio dessa modalidade.

O senador catarinense aponta ainda que a atribuição dada aos bancos traz uma série de dificuldades para os beneficiários, que vão desde a necessidade de locomoção, gastos desnecessários e mesmo riscos à segurança.

- A prova de vida é um drama para a maioria dos idosos e também aos beneficiários dos regimes próprios. Neste momento de pandemia, são submetidos a longas filas, aglomerações, gente sem máscara, golpistas em portarias das agências financeiras. Ficam sujeitos também a insistência de ofertas de crédito consignado por parte de alguns bancos - lamenta Jorginho Mello.

Ainda conforme a proposta, caso não haja um médico na localidade de quem fez o requerimento, a prova de vida pode ser comprovada através do preenchimento e entrega de um formulário padrão do INSS, assinado por duas testemunhas, e enviado em agências lotéricas ou agências dos Correios. E, nos municípios nos quais não houver médicos, outras autoridades poderão dar a prova de vida aos cidadãos da localidade, assumindo responsabilidade pelos seus atos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Jorginho Mello

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X