Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 06:06

Saúde

Maio Roxo: saiba mais sobre as doenças inflamatórias intestinais

Publicado em 05/05/2021 ás09:30

Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 19 de maio celebra-se o Dia Internacional das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), motivo pelo qual este mês é conhecido por “Maio Roxo”. A data tem como objetivo alertar toda a sociedade sobre as DIIs e a importância de seu diagnóstico precoce.

A DII é uma doença crônica que acomete o trato digestivo. Os dois principais tipos desta doença são a Retocolite Ulcerativa e doença de Crohn.

Doença de Crohn (DC) e retocolite ulce­rativa (RCU) pertencem a um grupo de condições conhecidas como doenças inflamatórias intestinais (DII). As enfermidades são crônicas, manifestam sintomas e usam terapias semelhantes, porém, não são a mesma doença.

É importante ter em mente que a DII é uma doença crônica e requer cuidados proativos. O sucesso do tratamento começa com um diagnóstico preciso. Seu médico deverá identificar a extensão da doença, bem como sua localização precisa no trato gastrointestinal, para ajudar a selecionar as terapias mais eficazes para a sua DII.

Doença de Crohn ou retocolite ulcerativa?

Embora a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa produzam sintomas semelhantes e usem terapias semelhantes, não são a mesma doença. Na retocolite ulcerativa, apenas o intestino grosso (cólon) é afetado e somente o revestimento mais interno do cólon, a mucosa, se inflama. A retocolite ulcerativa se espalha proximamente, ou seja, começa no reto e pode se espalhar continuamente para o resto do intestino grosso.

A doença de Crohn, pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Ao contrário da retocolite ulcerativa, na doença de Crohn as áreas mais comumente afetadas são a parte inferior do intestino delgado (íleo) e o intestino grosso. Além disso, nos pacientes com Crohn a inflamação não se detém na mucosa (revestimento de tecido) e pode atravessar toda a espessura da parede do intestino.

Em alguns indivíduos, é difícil determinar se a DII é doença de Crohn ou retocolite ulcerativa – mesmo após os exames. Em 10% dos casos há características sobrepostas da doença de Crohn e da retocolite ulcerativa, uma condição denominada retocolite indeterminada.

Muitos sintomas que ocorrem na DII são inespecíficos e também podem estar relacionados a outras condições gastrointestinais, tais como gastroenterite infecciosa, diarreia do viajante, doença celíaca, doença da vesícula biliar, pancreatite, úlceras estomacais, síndrome do intestino irritável (SII) e câncer colorretal. Eliminar outras doenças possíveis faz parte do processo de diagnóstico.

Joaçaba e região contam com a ajuda da Associação de Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina que presta auxilio para pessoas portadoras acometidas por esta doença, para maiores informações entre em contato com Vanessa pelo telefone (49) 988018491 ou pelo site www.diisc.org.br.

Fonte: abcd.org.br

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X