Menu
Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 04/06/2026 | 23:27
Publicado em 06/05/2021 ás15:04
Dados do Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado mostram que, na última quinzena, Santa Catarina registrou expansão da área de estiagem principalmente no Oeste e Meio-Oeste. De acordo com o documento, divulgado nesta quinta-feira (6) pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema), 15 municípios estão em estado crítico frente à seca. No último relatório apresentado em abril, havia 11 cidades neste patamar.
Entre os municípios em estado crítico de abastecimento devido à estiagem estão: Abdon Batista; Águas Frias; Anchieta; Bom Jesus do Oeste; Chapecó; Concórdia; Coronel Martins; Descanso; Dionísio Cerqueira; Guaraciaba; Monte Carlo; Planalto Alegre; São Miguel da Boa Vista; São Miguel do Oeste e Zortéa.
Além disso, dos 283 municípios que encaminharam informações, 163 municípios estão em estado de normalidade; 97 de atenção, e oito em alerta.
“O agravamento da situação de estiagem acontece devido aos baixos volumes de precipitação nos últimos dois meses, principalmente no interior. E as perspectivas de chuva para os próximos meses indicam um período ainda mais seco no trimestre. Com a piora nos estados de criticidade, persiste a estiagem prolongada em Santa Catarina”, afirma o secretário da Sema, Leonardo Ferreira.
Diante da alta intensidade da seca hidrológica sobre o Estado, o comprometimento do abastecimento urbano em diversos municípios tende a se elevar. “Estamos seguindo, em parceria com as agências reguladoras, o acompanhamento junto às prestadoras de serviço de abastecimento urbano, para que as medidas de mitigação planejadas sejam efetivas, no sentido de reduzir os impactos da estiagem neste momento”, frisa o secretário, enfatizando a necessidade do uso racional e consciente por parte dos usuários de recursos hídricos e da população de modo geral em Santa Catarina.
O Boletim Hidrometeorológico Integrado é um estudo quinzenal, coordenado pela SDE, por meio da Sema, juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e outras agências reguladoras do Estado.
• Evite banhos demorados;
• Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;
• Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
• Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;
• Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada e o quintal de sua casa;
• Não lave o carro durante a estiagem. Caso precise, use balde e pano para lavar o carro em vez de mangueira;
• Use regador para molhar as plantas no lugar de mangueira;
• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;
• No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa;
• Mantenha a válvula de descarga regulada, e conserte imediatamente vazamentos.
Segundo os relatos, a motivação das agressões estaria relacionada a um desentendimento familiar envolvendo o relacionamento amoroso entre o filho do a
De acordo com as investigações, a mulher foi acolhida pela família após sensibilizar membros de uma igreja com uma série de histórias inventadas. Como
Os socorristas encontraram o condutor de um Ford/EcoSport preso às ferragens. A vítima já não apresentava sinais vitais, e o óbito foi confirmado pelo
A PM foi acionada por volta das 16h15, depois que a suspeita escondeu diversos produtos dentro de uma bolsa e saiu de uma das lojas sem efetuar o paga
Durante a checagem dos dados, os policiais confirmaram que o mandado de prisão em aberto foi expedido pela Comarca de Campos Novos. A ordem judicial d
Devido ao local ser de difícil acesso e ao período noturno, a operação exigiu atenção redobrada e o emprego de técnicas específicas de salvamento em a