Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 20/04/2024 | 04:26

Educação

Escola de Joaçaba fica entre as 30 finalistas do Prêmio Nestlé

Publicado em 05/08/2021 ás15:32

Divulgação

Foto: Divulgação

O Centro Educacional Frei Bruno – CEFREI, participou mais uma vez do "Prêmio Nestlé Por Crianças mais Saudáveis”. Desta vez, a escola apresentou o projeto “Café com Leitura - Passaporte da Leitura e da Escrita”, que é uma criação da professora Milena dos Santos e contou com o apoio das Coordenadoras Pedagógicas Bruna Barancelli Alves, Cristiane Turra e do Gestor Escolar, Julio Cezar Alberguini.

O prêmio teve 2.006 escolas inscritas de todo o Brasil, com 9.080 arquivos avaliados pela banca, onde foram selecionadas 100 escolas semifinalistas e posteriormente 30 finalistas.

O CEFREI foi uma das finalistas, obtendo mais uma vez uma excelente classificação, pois em 2019 a escola foi uma das 10 finalistas e ganhou o prêmio de R$35 mil reais, os quais foram revertidos em inúmeras benfeitorias para a comunidade escolar.

O projeto “Café com Leitura - Passaporte da Leitura e da Escrita”, que tem como lema “Ler é viajar sem sairmos do lugar, é proporcionar descobertas e abrir a mente para o novo” e o objetivo de despertar nos alunos o prazer em ler e proporcionar a ampliação de vocabulário, desenvolver a competência de leitura, atenção e capacidade de concentração que refletem na formação de leitores críticos, além de instigar maior interesse pelo novo, por aprender e se desenvolver, tanto no pessoal quanto profissional, possibilitando um maior contato com os livros. Consiste em aulas de leitura compartilhada, com um delicioso café da manhã preparado pelos alunos para a turma, incentivando os alimentos da estação. Nas aulas, os alunos devem nas aulas trazer seu Passaporte (alusão a viajar - ter compromisso de cuidar e zelar pelo seu documento, que é obrigatório para participar das aulas), juntamente com seu Livro de Literatura, para que possa realizar a atividade (desafio do dia) a qual somente ficam sabendo na hora de realizar a atividade.

Juntamente com o projeto, também foi incluído conceitos de meio ambiente, cidadania, companheirismo e solidariedade, onde os alunos incentivam as outras turmas a reduzirem o consumo de copos plásticos, garrafas, papel, reutilização de materiais escolares, compartilhamento de livros, dentre outros, sendo que a proposta deste ano é a de que cada turma reúna tampinhas e lacres e reverta o valor arrecadado com estes materiais na compra de copos de acrílico para a utilização no café com leitura.

Além disso, o projeto também tem como proposta que ao final do ano letivo a escola tenha mais leitores e o aluno que realizar todas as atividades e obtiver o maior número de carimbos de melhor leitor, possa ganhar uma medalha de melhor leitor e escolher um Livro de Literatura de sua preferência.

De acordo com a professora Milena dos Santos, em cada Café com Leitura o desafio é diferente, instigando os alunos a lerem seus livros e compartilharem suas experiências com o livro de forma diferenciada. “Mesmo não ficando entre as 10 ganhadoras, estarmos entre as 30 finalistas foi uma experiência maravilhosa, pois o projeto instiga os alunos a lerem e serviu para nos motivar ainda mais a continuar a executar as propostas do Projeto com recursos próprios e sempre com o apoio dos Gestores da escola CEFREI, que jamais medem esforços para tirar nossos projetos do papel, afinal não bastam novas ideias é preciso que a escola acredite nestes e apoie sempre, só assim conseguiremos tornar o ambiente escolar e a comunidade um lugar melhor para se viver. Fica aqui o meu muito obrigada a todos que acreditaram no projeto e que se dedicaram a ele”, agradeceu Milena.

Fonte: Ascom/Prefeitura Joaçaba

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X