Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 11:24

Joaçaba

Joaçaba realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Publicado em 10/09/2021 ás17:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e para marcar a data, o CAPS I - Evoluir de Joaçaba realizou uma ação envolvendo todas as Secretarias em frente à Prefeitura de Joaçaba. Participaram da ação, que seguiu todos os protocolos de prevenção a pandemia e frisou a importância da prevenção ao suicídio, o prefeito Dioclésio Ragnini, a primeira-dama Aparecida Sauer Ragnini, secretários municipais e servidores.

O evento fez parte da programação de ações que o Município de Joaçaba está realizando durante este mês, que é intitulado como “Setembro Amarelo”, e é dedicado a prevenção do suicídio.

Entre as ações, o CAPS I - Evoluir de Joaçaba está promovendo uma roda de lives sobre a importância da Saúde Mental. As lives acontecem todas as quintas-feiras deste mês, com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar os serviços de saúde mental do Município. Também em parceria com o CDL do Município estão sendo distribuídos panfletos sobre o tema e os lojistas decoraram as vitrines com a cor amarela.

Além disso, a Secretaria de Saúde também está promovendo uma série de atividades, junto a seus colaboradores, para abordar a temática e trabalhando com ações que visem o bem estar profissional.  Já a Secretaria de Educação, lançou a campanha: “Retorno Seguro – na Saúde Física e Mental”, com o intuito de trabalhar a prevenção e a conscientização com o retorno das aulas presenciais.

A secretaria de Saúde orienta quem estiver com sofrimento emocional intenso e chegar a considerar o suicídio, para procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV), através de telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana. O serviço é totalmente sigiloso. Em Joaçaba, pode procurar o CAPS presencialmente ou ligar para 3522-4953 ou ainda procurar um profissional de sua confiança no ESF a qual pertence.

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.

No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa deu início para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio.

Fonte: Ascom/Prefeitura Joaçaba

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X