Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 17:16

Geral

Chuva castiga o Rio Grande

Publicado em 23/10/2013 ás12:00

André Ávila

Foto: André Ávila

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (23) provoca alagamentos em municípios da região Metropolitana e do Vale do Sinos. Segundo a MetSul Meteorologia, a precipitação chegou a 90 mm no bairro Três Portos, em Esteio, equivalente a 80% da média do mês. O prefeito Gilmar Rinaldi disse que a situação é de calamidade. "Pedimos ajuda do Exército para resgatar as pessoas atingidas, principalmente idosos, gestantes e crianças", destacou.

Em Esteio, os maiores problemas são registrados nos bairros São Sebastião, Boqueirão, Jardim das Figueiras, Primavera e os demais localizados no entorno do Arroio do Sapucaia. Há dificuldade de mobilidade em razão da inundação das vias. O volume de chuva forma correnteza nas ruas, desde o Centro até os bairros. No bairro Vila Olímpica, as escolas infantis estão ilhadas.

Segundo o prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Balin, já há famílias desabrigadas em razão da chuva. Os alagamentos se concentram às margens da ERS 118, na avenida da República. De acordo com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o maior problema na cidade se concentra às margens da BR 116, próximo à estação São Luís da Trensurb. 

Vale do Sinos debaixo d' água

Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, também está debaixo d' água. As avenidas 1º de maio, Pedro Adams Filho e a rua Miranda, no bairro Ideal, estão alagadas. O mesmo ocorre em São Leopoldo, onde a avenida Imperatriz Dona Leopoldina e algumas ruas do bairro Feitoria estão alagadas, segundo a Defesa Civil municipal. 

Há chuva torrencial em pontos de Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul e Pantano Grande. A precipitação é intensa no Litoral Norte nesta manhã. Houve transbordamento de córregos em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Choveu forte na Serra durante a madrugada, inclusive granizo. 

Previsão

O risco de chuva volumosa permanece do Centro para o Norte do Estado nesta quinta-feira, uma vez que ar mais frio começará a ingressar pelo Sul e encontrará o ar quente e úmido sobre o Sul do Brasil. Volumes altos de precipitação com risco de alagamentos são prováveis e há a possibilidade de novas ocorrências isoladas de temporais.

Na sexta, ao menos parte do dia terá uma trégua da instabilidade, mas da tarde para a noite nuvens carregadas vão de novo se formar no Sul do Brasil. A maior preocupação, porém, é com o sábado, dia que deve ter a passagem de um centro de baixa pressão. Isto fará as condições do tempo se deteriorarem bastante no Estado, com advertência para chuva torrencial e ainda novos temporais de vento e granizo no Rio Grande do Sul.

Fonte: Correio do Povo

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X