Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 14:01

Educação

Certificados dos aprovados no Encceja já podem ser solicitados

Publicado em 04/01/2022 ás14:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, já podem fazer a solicitação para a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O documento é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os diplomas são entregues para quem obteve pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento e conseguiu nota igual ou acima de cinco na redação. Ao todo, são 396 instituições cadastradas em todo o Brasil. A partir da página 105 do edital do Exame é possível verificar quais os órgãos estão capacitados para receber o pedido.   

Cada Estado tem um procedimento para este recurso. Por isso, é preciso verificar como é o andamento na sua localidade. Primeiro é necessário saber qual unidade você selecionou no momento da inscrição e depois consultar o local de certificação.

É importante ter em mãos RG, CPF (cópia e original) e o número de inscrição no Encceja, assim fica mais fácil da entidade localizar a pontuação do estudante e dar seguimento na declaração. O canal do YouTube, – parceiro da UNIASSELVI - oferece um guia de como proceder para solicitar o diploma (veja abaixo).

Valor do documento

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o documento emitido pelas escolas regulares, assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, é possível ingressar no Ensino Superior pelos vestibulares ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste último caso, é viável usar as notas para: entrar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); tentar bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni); financiar mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e/ou comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados.

A UNIASSELVI oferece bolsas de estudo para os aprovados no Encceja.

Pedidos retroativos

Conforme informações do Inep, o requerimento pode ser realizado por todos os participantes que tiveram nota mínima, desde o ano de 2006. Mais detalhes podem ser consultados na página do Instituto.

Fonte: Ascom/UNIASSELVI

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X