Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 24/07/2024 | 18:00

Pet

Como escolher a melhor ração para seu gato

Publicado em 17/01/2022 ás13:30

Imagem ilustrativa (Internet)

Foto: Imagem ilustrativa (Internet)

Uma alimentação saudável é essencial para garantir a saúde do seu gato. Para isso é preciso escolher bem uma ração apropriada para o seu felino. Através dela ele vai ter acesso a todos os nutrientes que precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável. Você sabe escolher a melhor ração para o seu gato?

Para ajudar você a escolher a melhor ração para o seu gato, reunimos neste artigo algumas dicas. Aqui, dividimos em sessões que podem ajudar a quem está confuso com a grande variedade de opções disponíveis no mercado e precisa de uma guia para rações. Também levamos em consideração as características de bichanos em diferentes fases.

O que compõe as rações?

É importante que seu animal de estimação tenha uma alimentação balanceada. Para isso, é necessário que ele consuma nutrientes diversos. As vitaminas e minerais são inseridas nas rações em forma de suplementos. Os demais ingredientes podem conter fibra, subprodutos de carnes e aves, derivados de peixes, etc.

Também existem opções gourmets, que contam com ingredientes naturais em sua composição. Estes contam com cortes nobres e alimentos selecionados especialmente para uma melhor nutrição de seu gato.

De modo geral, os alimentos contidos na ração são secos. Isso significa que apenas de 6 a 10% de sua composição é água. Apesar de os grãos contarem com revestimentos de origem animal, que melhoram o sabor, ainda assim muitos animais preferem a ração úmida. Isso porque, ela é mais atrativa ao paladar.

No entanto, a ração úmida precisa ser consumida no mesmo dia logo após aberta. Já a ração seca pode ser conservada por mais tempo. É possível ainda encontrar opções semi úmidas. Saiba mais sobre os prós e contras a seguir.

Ração seca ou úmida?

A ração seca geralmente é a preferida entre os donos de gatos. Isso porque ela é fácil de encontrar, possui grande variedade e ainda conta com preços mais acessíveis. Além disso, como mencionado anteriormente ela ainda pode ser conservada por mais tempo.

É possível alimentar o seu gato apenas com a ração seca. Isso porque esse alimento conta com todos os nutrientes que o seu bichano precisa. No entanto, alguns gatos podem ter dificuldade ou certa resistência quanto ao seu consumo. Isso acontece especialmente entre filhotes e gatos idosos.

No caso da ração úmida, o seu consumo pode ser mais saboroso para o gato. Com uma textura mais macia e aroma mais forte, essa pode ser uma opção muito atraente. Em sua composição é possível encontrar em torno de 80% de água.

Esse percentual pode ser muito benéfico para aqueles animais que possuem dificuldade de ingerir água. Entre os pontos negativos da ração úmida para gatos estão sua conservação e seu preço. Além disso, o alimento também pode conter maior teor de gordura.

Tipos de ração para gatos

Os três principais tipos de ração para gatos encontradas no mercado são: Standard, Premium e Super Premium. Cada uma possui características específicas, sejam nutricionais ou de preço. Sendo a Standard a mais popular e a Super Premium a que conta com o valor mais elevado.

Tendo o valor mais reduzido, a ração Standard é muito procurada. No entanto, em sua composição, esse tipo de ração possui muito mais corantes e conservantes do que os outros tipos. Em contrapartida, a quantidade de proteínas é inferior. Portanto é preciso ter cuidado e checar com o veterinário se o valor nutritivo contido no produto é capaz de suprir as necessidades de seu gato.

Já a ração Premium é composta por proteínas vegetais e animais. Os nutrientes presentes neste tipo de ração são suficientes para que o seu felino tenha uma alimentação saudável. Embora o valor desta ração seja superior a opção anterior, a mesma oferece um ótimo custo-benefício.

A ração Super Premium conta com 100% de proteína animal em sua composição. Com a proteína concentrada é capaz de ser facilmente absorvida, esta é uma opção popular entre veterinários. Outra grande vantagem é a ausência de conservantes e corantes na ração, o que a torna mais saudável.

Alimentação por faixa etária

Agora que você já conhece os tipos de rações e o que elas podem oferecer, temos algumas dicas extras para gatos de cada faixa etária. Essa distinção ajuda a manter o seu felino saudável ao consumir os nutrientes necessários para que ele se desenvolva em cada fase de sua vida.

Os filhotes, precisam de vários nutrientes para que cresçam com saúde. Por isso é importante que consumam ração específica para filhotes até um ano de idade. Essas rações contam com elevado valor proteico, vitaminas,carboidratos, cálcio e ácidos graxos. Todos esses componentes ajudam a garantir o desenvolvimento dos ossos e músculos de seu pet. Enquanto isso, diversas marcas ainda incluem nutrientes como arginina e taurina que garantem uma melhor imunidade.

Gatos de até dez anos, necessitam de rações ricas em vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes. Esses componentes contribuem para evitar doenças. É também importante optar por rações com baixo índice calórico e priorizar gorduras boas como ômega 3 e ômega 6.

Gatos com mais de 7 anos já podem consumir rações sênior. Estas costumam conter maior concentração de fibras, assim como nutrientes que ajudam na absorção de vitaminas. Estes fatores fazem com que a ração seja mais fácil de mastigar e ingerir.

Agora que você sabe quais as diferenças entre os tipos de rações pode fazer uma escolha mais informada. Porém, é importante sempre discutir com o médico veterinário qual a melhor ração para o seu gato. Você já sabe qual tipo de ração vai escolher?

Fonte: Wllian Dezotti

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X