Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 08/12/2022 | 00:14

Cultura

Acadêmicas promovem campanha em prol do artesanato regional

Publicado em 02 de Maio de 2022 às20h00

Divulgação

Foto: Divulgação

Neste semestre, as acadêmicas Aline Olkoski, Camile Sperb Secco, Graziella Lima dos Santos e Jane Oliveira, da 7ª fase do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba, orientadas pelos professores Silvia Simi dos Santos, Paulo Ricardo dos Santos e Vanessa Balestrin, desenvolveram na disciplina de Projeto Experimental - Campanha Publicitária, uma iniciativa social a fim de promover os princípios artesanais da região Sul do Brasil.

A campanha visa agregar valor aos artesãos e artistas regionais e compartilhar seus trabalhos e suas vivências através do universo digital. O projeto intitulado Artmanha - Uma visão artística e cultural do artesão, tem como conceito “A manha de fazer arte”, buscando também a valorização das raízes culturais, explorando os desafios na confecção do artesanato que atravessa gerações e mantém viva a cultura brasileira. Como cidades escolhidas para iniciar o projeto, as acadêmicas definiram: Planalto - RS, Piratuba, Herval d’Oeste e Joaçaba, sede do curso e da Universidade. A campanha teve início no dia 2 de maio, lançada no Instagram @projetoartmanha, no YouTube “Projeto Artmanha”, e nos demais meios de comunicação.

Walmir Fries que é gerente de hotel e faz réplicas com materiais reutilizáveis também participou da campanha desenvolvida pelos acadêmicos

A arte como forma de expressão, dedica-se ao sentimento depositado em cada peça. Artesanato vem do Latim ARS, que entre outras coisas significava “capacidade de fazer alguma coisa”, e artesão, “aquele que exerce atividades mecânicas ou decorativas''. Comunicando em um cenário casual, simples e humanitário, o Projeto Artmanha carrega o sentimento em suas peças, em seu posicionamento e em sua forma de expressar-se por meio da manha de transformar toda a arte em reconhecimento.

A acadêmica Aline ressalta que cresceu observando o pai, que confecciona vassouras, realizar todo o processo de produção desde o preparo da terra, o plantio e a confecção final, por meio de um trabalho manual que é reconhecido na cidade de Planalto como único produtor no ramo.

— Fazer parte da Artmanha e conhecer outras pessoas que dependem do artesanato para viver têm sido uma experiência estimulante, percebemos que há muitos desafios, entre eles o preconceito e o alto custo de matéria-prima, com isso, buscamos proporcionar a essas pessoas o reconhecimento que elas merecem, mantendo viva a cultura em nossos municípios — afirmou Aline.

A acadêmica Camile Joana também possui uma experiência familiar no ramo artístico e comenta que quem cresce dentro dessa realidade possui um pensamento e uma visão diferentes, não é só sobre desenhar ou pintar, mas sobre expressar sentimentos através da arte de uma forma que não saberia explicar em palavras.

— Sempre estive rodeada de pessoas do meio musical, do teatro, da pintura e do artesanato. Desde pequena, minha mãe dava aula no seu estúdio em nossa casa. Ela sempre me incentivou a desenvolver a criatividade, me sinto feliz e orgulhosa tendo uma pessoa dedicada, com olhar e talento muito apurado — ressaltou.

É possível acompanhar de perto a Artmanha nas redes sociais na página no Instagram @projetoartmanha.

Artista plástica, Elaine Loni Sperb Martins, participou da campanha desenvolvida pelos acadêmicos contando sua história com a arte/artesanato

— O objetivo do PEX é colocar os alunos à prova, através do incentivo à capacidade ao empreendedorismo, desenvolvendo Campanhas Publicitárias reais, com objetivos e situações reais de mercado para que sejam veiculadas e por fim, analisar o resultado de tudo que foi executado — afirmou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Paulo Ricardo dos Santos.

Fonte: Ascom Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X