Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 22/07/2024 | 10:51

Carnaval

Liga apresenta proposta de Feira Cultural e Turística durante o Carnaval

Publicado em 13/11/2013 ás09:10

Ideia encantou participantes do encontro

Foto: Ideia encantou participantes do encontro

A Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (LIESJHO) promoveu na noite de terça-feira (12) na quadra da Escola de Samba Aliança, um encontro com membros da Rota da Amizade, secretários de turismo e cultura da região, autoridades políticas, empresários da rede hoteleira e do comércio regional. O intuito, segundo o presidente da entidade Sérgio de Giacometti é o de estreitar os laços entre a região no que tange atos recíprocos de divulgação dos eventos. “Nós queremos fazer com que o carnaval de Joaçaba seja da região e que a comunidade possa usufruir dos benefícios que a festividade traz para os nossos municípios”, comentou. Durante o encontro foi debatido a criação de uma Feira Cultural e Turística no Pavilhão Frei Bruno, durante as festividades do Rei Momo. A ideia consiste em trazer para Joaçaba durante o maior evento cultural de Santa Catarina os potenciais de cada município, seja através de material humano, produtos ou locais de visitação e infraestrutura turística. Os municípios não teriam despesas com a locação do Pavilhão Frei Bruno e cada um se responsabilizaria por montar o seu espaço e desenvolver o seu projeto. A ideia inicial foi muito bem aceita pelo público presente.

A presidente da Rota da Amizade e Secretária de Turismo da cidade de Treze Tílias, Dirlei Barbieri Rofner, participou do encontro e enfatizou a oportunidade que a LIESJHO está oferecendo aos municípios como de suma importância para o desenvolvimento da região. “Estamos felizes com a iniciativa, acreditamos muito no potencial do carnaval de Joaçaba e é por isso que antes mesmo dessa conversa, a Rota da Amizade já estava divulgando o evento como excelência no estado. Essa parceria proposta vem de encontro com as nossas necessidades já que agregamos valor à região através da divulgação que é feita”, afirmou. Segundo ela, apesar de não existir uma parceria formalizada a entidade já desenvolvia ações voltadas ao carnaval em todos os locais visitados. “Nós somos parceiros dessa iniciativa e queremos agregar valor ao espetáculo que acontece em Joaçaba trazendo mais pessoas como nós fizemos em algumas ocasiões”, disse ela lembrando um desfile épico que contou com a participação de quatro povos com etnias diferentes.

Durante a explanação, o empresário Wilson Luiz de Macedo, do Termas de Piratuba Park Hotel, mostrou-se interessado em colaborar com a divulgação e disse que o seu hotel tem interesse em receber o material publicitário, além de manequins com as fantasias do carnaval. “Quando eu cheguei aqui na região me surpreendi. Não sabia que uma cidade como Joaçaba consegue produzir um carnaval tão profissional e belo como o que é feito aqui. O que nós podemos e devemos fazer é valorizar o trabalho que é efetuado através de ações simples e eficazes que possam surtir efeito positivo para ambas as cidades”. Ele ainda afirmou que dentro dos pacotes que ele comercializa em seu hotel está inclusa a emoção, essência de tudo. “O cliente só volta se nós aguçarmos a sua emoção e é isso que o Carnaval de Joaçaba transmite para as pessoas que conhecem e participam da sua história”, finalizou.

O encontro de troca de ideias reuniu membros de entidades de toda a região. De Ipira, Oladimir Odi Rese (Toco), secretário de cultura, turismo, indústria e comércio vibrou com a iniciativa e disse que a comunidade ipirense está sempre pronta para colaborar com a cultura da nossa região. “Esta ideia exposta pela LIESJHO é excelente. Nós precisamos de muita união para conseguir disseminar o turismo na nossa região que possui muitos atrativos. No dia 30 de novembro vamos realizar em nossa cidade a Noite das Lanternas, evento típico e único, que abre a comemoração natalina na cidade. Esse evento atrai mais de 5 mil pessoas para a nossa cidade. Já coloco aqui a disposição dos organizadores do Carnaval de Joaçaba a oportunidade de divulgar esse evento nesse dia”. Rese comentou ainda que em 2013 a cidade de Ipira trouxe para Joaçaba 112 componentes para desfilar para as escolas de samba e como essa iniciativa “esse número só irá aumentar”, finalizou.

O vice-prefeito de Joaçaba, Marcos Weiss (PMDB), esteve representando o prefeito Rafael Laske (PSD) e durante entrevista informou que a soma de esforços que está sendo gerada só poderá resultar em um grande evento para 2014. “A nossa expectativa é muito grande e nada melhor do que você unir os interessados para discutir as melhores ideias para que o evento continue sendo um sucesso de público, geração de emprego e renda e disseminação da cultura”, declarou.

A equipe da Liesjho apresentou ainda aos presentes que a divulgação das cidades de toda a região já está ocorrendo via site www.liesjho.com.br através do link “Conheça a Região”. “A proposta é de parceria e de fomentação do turismo e da cultura de toda a região. Nós vamos divulgar através do site os municípios, vamos abrir espaço para eles aqui em Joaçaba para apresentarem o que possuem de atrativos e com isso vamos fomentar ao longo de todo o ano turistas em nossa região. Em contrapartida essas cidades e, por exemplo, seus hotéis e restaurantes estarão nos auxiliando a divulgar o nosso evento”, concluiu Junior de Sá, vice-presidente da Liesjho.

Participaram ainda da reunião representantes das cidades de Erval Velho, Fraiburgo, Água Doce. A LIESJHO está trabalhando de forma intensa para a realização dos Desfiles das Escolas de Samba e para o Carnaval de Blocos que em 2014 volta a ser realizado na Praça da Catedral. O lançamento oficial ocorre na sexta, dia 22, no Centro de Eventos da Unidos do Herval. Outras informações no site www.liesjho.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X