Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 10:03

Joaçaba

Ministério da Saúde vistoria obra da Radioterapia do HUST

Publicado em 27/07/2022 ás11:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe do Ministério da Saúde (MS) esteve em Joaçaba, nesta terça-feira (26), para vistoriar a obra de implantação de solução de Radioterapia no Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST). A visita técnica foi acompanhada por diretores da Instituição, engenheiros e representantes da empresa executora.

O objetivo da vistoria foi a emissão do Termo de Recebimento Provisório (TRP) da obra. Com a parte civil finalizada, a partir de agora outras etapas precisam ser cumpridas pelo Hospital para o Termo de Recebimento Definitivo (TRD). A previsão, conforme os técnicos do MS, é de que isso ocorra em 90 dias.

— O acelerador linear já está em fase de instalação. Na sequência, deve ser feito o comissionamento do equipamento para o Hospital solicitar a licença de operação à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM). Existe um cronograma para essas ações — explica Thiago Rodrigues, coordenador do Comitê Executivo do Plano de Expansão da Radioterapia do MS.

O diretor-geral do HUST, Alciomar Marin, ressalta que o Hospital está providenciando os trâmites burocráticos para respeitar todas as etapas e prazos estabelecidos pelo MS. A previsão, segundo ele, é viabilizar o serviço de Radioterapia em Joaçaba no primeiro trimestre de 2023.

— Cumprimos mais uma etapa desse importante projeto, com a obra civil praticamente pronta, mas alguns passos ainda precisam ser seguidos. Além da habilitação por parte da CNEM e demais encaminhamentos junto à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde, compete ao Hospital a aquisição do mobiliário e equipamentos de informática e a contratação e capacitação dos profissionais que atuarão no serviço — enaltece Marin.

Saiba mais

A ordem de serviço para a implantação de solução de Radioterapia em Joaçaba foi assinada em setembro de 2020, sendo o Ministério da Saúde o responsável pela execução e fiscalização da obra. A construção, que faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia, tem investimento de mais de R$ 14,1 milhões. O terreno, nas proximidades do campus 1 da Unoesc, foi disponibilizado pela Fundação Universidade Oeste de Santa Catarina (Funoesc).

Inicialmente, a Radioterapia funcionará em dois turnos, cinco dias por semana, atendendo 32 pacientes/dia e totalizando 640 sessões mensais. Conforme a demanda, a capacidade de oferta do tratamento radioterápico poderá ser ampliada para até quatro turnos, 1.600 sessões pacientes/mês e 80 pacientes/dia. Hoje, esse público se desloca para Chapecó, Lages e outros centros para o tratamento.

Desde 2007, o HUST é referência em Alta Complexidade em Oncologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Macrorregião de Saúde do Meio-Oeste Catarinense, que abrange 55 municípios do Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio-Oeste. A população contemplada é de aproximadamente 622 mil habitantes.

Fonte: Ascom/HUST

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X