Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 03:45

Estado

Deputado Moacir Sopelsa assume interinamente o Governo de SC

Publicado em 03/09/2022 ás13:00

Mauricio Vieira/Secom

Foto: Mauricio Vieira/Secom

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Moacir Sopelsa, é o governador interino do Estado pelos próximos 30 dias. A cerimônia de posse ocorreu na manhã deste sábado, 3, com a presença de autoridades políticas de diversas regiões, secretários de Estado, chefes de poderes e convidados, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Já licenciado do cargo, Carlos Moisés desejou a Sopelsa sucesso na missão frente ao comando do Estado, e evidenciou que o ato é um gesto que representa o respeito e a harmonia entre os poderes e a certeza de que Santa Catarina estará em boas mãos. Moisés seguirá a agenda política como candidato à reeleição.

"Estou feliz, confiante e tranquilo por saber que estamos prestigiando um querido amigo e homem honrado que já no legislativo foi um parceiro apoiando os projetos que nos ajudaram a cuidar bem das pessoas e de Santa Catarina", expressou o governador licenciado Carlos Moisés.

Aos 76 anos de idade, no posto de governador interino do Estado, Moacir Sopelsa, coroa uma trajetória política com seis legislaturas consecutivas, mandato de vereador e prefeito no município natal de Concórdia e atuações como secretário de Estado da Agricultura e adjunto da Casa Civil do Governo catarinense.

"Não há palavra que expresse minha felicidade e gratidão ao gesto de amizade do governador Carlos Moisés em me permitir assumir o governo do Estado. Quero garantir minha lealdade e o compromisso de dar continuidade ao trabalho feito até aqui de respeito a todas as pessoas e de realizações para melhorar a vida dos catarinenses", pontua Sopelsa.

Quem é Moacir Sopelsa

Moacir Sopelsa nasceu em Concórdia, no Oeste catarinense, em 6 de setembro de 1946. É um dos deputados mais experientes da Alesc, com seis legislaturas consecutivas.

É agropecuarista e atuou como dirigente de entidades representativas da suinocultura, como a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).

Ingressou na vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Concórdia. Nos anos 1980, foi secretário municipal da Agricultura, Indústria e Comércio.

Em 1992, elegeu-se prefeito de Concórdia, para o mandato 1993-1996. Em 1997, atuou como secretário-adjunto da Casa Civil de Santa Catarina. Em 1998, candidatou-se a deputado estadual e foi eleito para o primeiro mandato, com 19.484 votos. Desde então, sempre se reelegeu para o cargo, conquistando seis mandatos. Foi duas vezes secretário de Estado da Agricultura, entre os anos de 2003 e 2006, e de 2015 a 2018.

Na Alesc, foi presidente das comissões permanentes e no biênio 2011-2013, ocupou a 1ª Vice-Presidência. Também foi líder da bancada do MDB, em 2014.

É o filho primogênito de Faustino Sopelsa e de Diamantina Michelin Sopelsa, numa família com seis irmãos. É casado com Valentina Terezinha Sopelsa, com quem teve três filhas, Vivian, Andiara e Vanessa, mãe de Sofia, a única neta.

Primeiras ações

O primeiro compromisso de Moacir Sopelsa na agenda oficial como governador interino do Estado será uma reunião com secretários de Estado, neste domingo, 4, no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina. Somente a partir dos primeiros alinhamentos é que Sopelsa dará encaminhamento aos projetos que pretende conduzir no período em que estiver à frente do Executivo estadual.

Fonte: Secom

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X