Jornalismo (49) 99111-4055
Anuncie no Portal (49) 99117-4389
Previsão do Tempo 11/12/2024 | 18:23
Publicado em 26/11/2013 ás16:11
Os deputados membros da CPI da Telefonia Móvel da Assembleia Legislativa concluíram os trabalhos nesta terça-feira (26) com a entrega do relatório final e a assinatura de um termo de compromisso com as operadoras OI, Vivo, Tim e Claro para expansão na estrutura do serviço no estado, ampliação da cobertura do sinal de celular e mais qualidade no atendimento aos consumidores. As empresas têm 10 dias para apresentar em detalhes o Plano de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal para ações a serem realizadas ainda em 2013.
O plano de melhorias segue os parâmetros adotados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para o ano que vem, as empresas têm até o fim do primeiro trimestre para apresentar o conjunto de ações à Assembleia Legislativa.
O termo de compromisso estabelece a expansão da telefonia móvel nas áreas rurais do estado, conforme determina a Anatel. Até o fim de 2015, 100% dos municípios devem ter sinal de celular. A manutenção da linha direta de reclamações do Procon com as operadoras e ampliação do serviço de atendimento presencial também estão entre os compromissos assumidos.
O ato de assinatura do termo de compromisso entre o Parlamento catarinense e as operadoras de celular foi realizado na Presidência da Casa. “Consolidamos uma nova relação entre as empresas e o consumidor. Apresentamos hoje um relatório de CPI propositivo. Destacamos o empenho dos deputados membros da comissão, dos servidores da Casa e das operadoras que participaram e se comprometeram em melhorar o serviço ao consumidor. Este era o principal objetivo dos 40 deputados deste Parlamento”, comemorou o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP).
O diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Carlos Duprat, falou em nome das empresas dizendo que os investimentos devem partir de todas as partes. “É uma via de mão-dupla”, ponderou.
Duprat reclamou da falta de licenças ambientais para mais antenas em Santa Catarina, cobrando um posicionamento do estado junto à Fatma para liberação dos serviços de ampliação. “Agora vamos poder realizar os investimentos planejados”, prometeu. Outra necessidade apontada é a revisão das legislações estadual e municipais sobre a expansão da telefonia celular.
CPI durou 180 dias
O deputado Silvio Dreveck (PP) presidiu a CPI, que durou 180 dias. “Conseguimos fazer este trabalho por causa da cooperação e do comprometimento. No início até se duvidava que conseguiríamos construir um documento como este (termo de compromisso), além do relatório final. Sempre buscamos defender o direito dos consumidores”, analisou.
A realização paralela da CPI da Telefonia Móvel em 17 estados foi destacada por Dreveck. “Agora, através da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), vamos buscar um novo marco regulatório para a telefonia no Brasil”, destacou o deputado, que ainda criticou a postura do governo federal sobre o tema. “Foram arrecadados R$ 62 bilhões, que entraram nos cofres do Tesouro Nacional. Porém, não foram realizadas a fiscalização e a regulamentação, e faltaram investimentos”.
O relator Moacir Sopelsa (PMDB) fez a leitura do relatório final da comissão aos deputados durante a sessão ordinária desta terça-feira. Também fizeram parte da CPI da Telefonia Móvel a sub-relatora Ana Paula Lima (PT), Sargento Amauri Soares (PSOL), Maurício Eskudlark (PSD), Edison Andrino (PMDB) e Marcos Vieira (PSDB). Em breve, será possível acessar o relatório final da CPI e o termo de compromisso no site da Assembleia Legislativa.
Fonte: Agência ALO veículo era conduzido por um senhor de idade, que, segundo testemunhas, perdeu o controle da direção após o carro apagar enquanto subia uma ladeira
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o motorista, ao tentar uma ultrapassagem, se depara com uma lombada em frente à Ervat
Uma colisão frontal entre um VW/Gol de Herval d’Oeste e um GM/Onix de Vargem Bonita deixou seis pessoas feridas no início da tarde deste sábado (7) na
Carol Oliveira estava no heliponto do Edifício Império do Sol, localizado na Avenida Atlântica, quando ocorreu a tragédia, por volta das 21h30min
Imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento mostram o VW/Gol trafegando no sentido Centro-Parque, quando saiu da pista e atingiu a traseira
A vítima, de 23 anos, sofreu ferimentos na face e no braço direito, além de suspeita de trauma abdominal com possível hemorragia interna
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787