Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 21/01/2025 | 23:46

Região

Villaggio Santa Marcelina é inaugurado em Iomerê

Publicado em 06/09/2022 ás10:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Cerca de 250 pessoas acompanharam na sexta-feira (02) a inauguração do Villaggio Santa Marcelina, em Iomerê. O evento contou com a participação de autoridades civis, militares e religiosas, além de convidados e representantes de diversos segmentos, entre eles o de produção de eventos. O ato de inauguração teve a participação da prefeita de Iomerê, Luci Peretti e da Irmã Marinês Rossato, Madre Superiora no Brasil da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina.

Em seu pronunciamento, a prefeita de Iomerê fez uma reverência especial às Irmãs de Santa Marcelina, lembrando a trajetória de serviços prestados pela Congregação à comunidade de Iomerê e região. Luci Peretti também agradeceu à família empreendedora pela iniciativa de investir em Iomerê e, principalmente, pela visão social e cultural de preservar um dos patrimônios históricos mais importantes do município e da região.

Já Irmã Marinês Rossato relembrou a missão do Juvenato Santa Marcelina e disse que o desafio da formação social da comunidade continua,  agora sob uma nova ótica. Segundo ela, a preservação do local e as atividades que serão desenvolvidas em seu recinto permitirão que a memória do Juvenato também seja preservada e que o local continue sendo fonte de inspiração para toda a comunidade.

Representando a família empreendedora, Carlos Eduardo Skalee mencionou em seu pronunciamento a satisfação de conduzir um projeto baseado numa referência social, cultural e religiosa tão importante. Segundo ele, trata-se de uma missão especial dar prosseguimento a oito décadas de história e comprometimento com a comunidade local.

Durante a cerimônia de inauguração foi realizado o lançamento da edição especial dos livros “Mémoria a Duas vozes”, de autoria de Domênico Marchetti e Júlia Marchetti Polinésio e “Iomerê em Tempos”, de autoria de Yuri Piccoli Hentz. Os representantes da família de Domênico Marchetti, engenheiro  italiano que projetou o Juvenato Santa Marcelina, Lau Polinésio e Carlos Polinésio, receberam das mãos de Yuri Piccoli Hentz, um exemplar de cada livro e uma placa comemorativa.

O corte da fita marcou o ato simbólico de inauguração e foi feito por Nelia Braun Skalee e Irmã Marinês Rossato. Outro momento especial da cerimônia foi a colocação da primeira folha na "Árvore das Memórias". O gesto simbólico foi realizadopor Milena Skalee e Luci Peretti. A Árvore das Memórias simboliza o plátano que foi plantado pela primeira juvenista e que ainda hoje embeleza a área externa do espaço. A partir de agora, simbolicamente, a árvore passa a registrar as memórias do Villaggio Santa Marcelina. Cada evento realizado ganhará uma folha na Árvore das Memórias.

Ao final da cerimônia, o público foi convidado a conhecer as instalações do Villaggio Santa Marcelina e a tomar parte em um coquetel.

O empreendimento

O Villaggio Santa Marcelina é um novo conceito em termos de espaço para a realização de eventos como casamentos, aniversários e encontros corporativos. Adquirido em 2019, o casarão se transformou no Villaggio Santa Marcelina, passando por um primoroso processo de restauração e ampliação.

Todas as características externas do casarão de mais de 80 anos foram mantidas. Internamente o prédio passou por uma total transformação para possibilitar ao público a agradável sensação de estar num ambiente histórico, preservado e, ao mesmo tempo, desfrutando do que há de mais moderno em termos de espaço e conforto.

Junto ao casarão foi construído um anexo, cujas linhas arquitetônicas modernas contrastam com o prédio histórico, revelando claramente as intenções do projeto de preservar o passado, projetar o futuro e desfrutar do presente. Neste anexo funciona toda a área de serviços, contemplando uma ampla e moderna cozinha para atender ao salão de eventos.

O salão tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas sentadas, deixando expostos os tijolos originais das paredes superiores e todo o madeiramento do telhado, também original. O ambiente é totalmente climatizado, utilizando equipamento central tipo “Rooftop”, com 280 mil Btu’s de capacidade de resfriamento e também módulo de aquecimento. Além disso, conta com sistema de purificação de ar “Active Pure” (Luz UV) e sistema de renovação forçada de ar em todos os ambientes.

Um gerador de energia, dimensionado para atender grandes eventos, dá ao Villaggio Santa Marcelina autonomia e segurança. O salão principal e anexo são equipados com sistema de combate à incêndio tipo “sprinkler” - fabricado pela Tyco (USA), referência mundial em sistemas de combate a incêndios. A operação do sistema é totalmente automatizada e interligada ao sistema de gerador.

O projeto de tratamento acústico foi executado pelo escritório Akkerman Alcoragi e apresenta soluções acústicas atendendo às mais exigentes normas da ABNT.

A concepção do Villaggio Santa Marcelina contou com o talento de vários profissionais renomados, entre eles o Estúdio Carlos Fortes, que assina o projeto de luminotecnia, Renata Tilli, que elaborou o projeto de paisagismo e Carlos R. Pedruzzi/Marcus Watson (Controle Eletroacústica), responsáveis pelo projeto de sonorização do espaço.

Fonte: Facto Imagens & Textos

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X