Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 10/04/2024 | 03:30

Estado

Secretaria avalia os prejuízos dos bloqueios para a área da saúde

Publicado em 04/11/2022 ás16:00

Após cinco dias do início dos bloqueios ocorridos nas rodovias do Estado, onde aconteceram atrasos na entrega de vacinas, medicamentos e insumos e até mesmo reagendamento de cirurgias eletivas, a Secretaria de Estado da Saúde segue acompanhando as movimentações através da Sala de Situação, instaurada no dia 31.

Na segunda-feira, primeiro dia dos bloqueios, houve a impossibilidade de entrega de vacinas que saíram da Central Estadual de Rede de Frio, em São José, para as Centrais Regionais de Araranguá, Criciúma e Tubarão. As entregas foram reprogramadas e ocorreram na quinta-feira, dia 3. No mesmo dia, também foram entregues doses de imunizante nas regionais de Lages e Rio do Sul, totalizando 147.224 doses. Como estratégia para facilitar o transporte, os caminhões foram substituídos por vans.

A mesma prática foi utilizada para a entrega de medicações e insumos que havia sido prejudicada no dia 31. Já na terça-feira, foi possível chegar com as cargas em Joinville, utilizando veículos de menor porte. Também foram realizadas entregas, na quarta-feira, ao Hospital Tereza Ramos, em Lages.

“Nós utilizamos o conhecimento adquirido durante as mobilizações de 2018 para desenvolver estratégias de ação, sempre focados em garantir atendimentos, entrega de insumos, medicamentos e vacinas. Abrimos uma canal de comunicação com as unidades hospitalares e, através do Grupo de Ações Coordenadas, conseguimos viabilizar a passagem de nossos veículos e de nossos colaboradores”, explica o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

Outra frente de atenção foi a de cirurgias eletivas. No período entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, houve a suspensão de 68 procedimentos de diferentes especialidades. Esses pacientes estão sendo contatados pelas unidades hospitalares e tendo seus procedimentos reagendados sem prejuízos à sua posição na fila de espera.
O encaixe nos mapas cirúrgicos hospitalares estão sendo realizados no menor tempo possível.

Também foi observado um impacto no comparecimento de consultas agendadas. Entre segunda e quinta-feira, 319 pacientes não compareceram aos agendamentos.

Houve também um acompanhamento dos pacientes que necessitam realizar hemodiálise. Os centros de Terapia Renal Substitutiva forneceram declarações nominais aos pacientes para garantir a passagem nos bloqueios.

“Entendemos que as ações realizadas pela secretaria em parceria com os órgãos de segurança pública garantiram os menores impactos aos cidadãos catarinenses. Seguimos trabalhando para que aqueles que tiveram, de alguma forma, seu atendimento prejudicado, que tenham seus agendamentos realizados da forma mais breve”, finaliza o secretário.

Fonte: Secom

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X