Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 06:02

Saúde

Ação dos Programas Saúde do Homem e da Mulher em Erval Velho

Publicado em 11/11/2022 ás11:00

Agência Novità

Foto: Agência Novità

Os movimentos “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” foram marcados por uma ação especial que reuniu o público feminino e masculino na quarta-feira (9) no no Centro Catequético de Erval Velho. Pela primeira vez, os Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural ocorreram de forma integrada. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Joaçaba e com a Prefeitura.

A ação reuniu aproximadamente 400 pessoas e oportunizou oferecer atendimentos especializados prestados por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e por médicos urologistas contratados pelo Senar/SC com a colaboração de voluntários. A programação contemplou café da manhã, coletas de exames de colinesterase e PSA, além de consultas e palestras. Já, os exames Papanicolau foram realizados anteriormente na unidade de saúde do município. 

O presidente do Sindicato Rural de Joaçaba, Clemerson Pedrozo, frisou a satisfação em fazer parte de um momento como esse. “Nosso presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, conhece bem a maioria do público presente e tem muito orgulho deste município. Quero parabenizar a todos por aproveitarem essa oportunidade e destacar que, com os programas de saúde, já ajudamos a salvar muitas vidas. Reforçamos que a prevenção é o melhor remédio e estaremos sempre à disposição, pois esse é nosso papel, trabalhar em prol do homem e mulher rural”.

A técnica do Senar/SC, responsável pelos Programas de Saúde da Mulher e do Homem Rural, Gisele Knabben, destacou que o dia foi gratificante, pois oportunizou cuidar da saúde de homens e mulheres do meio rural em um evento que reuniu público masculino e feminino pela primeira vez.  “Com esses programas de saúde já ajudamos muitas pessoas a manter em dia os exames, além de estimular o autocuidado com medidas preventivas. Estamos felizes com o sucesso dessa grandiosa ação”. 

Para o supervisor regional do Senar/SC no Meio Oeste, Jeam Carlos Palavro, o evento foi um sucesso porque contou com o comprometimento de toda a equipe da entidade e dos parceiros envolvidos nessa importante missão. “Mais uma vez cumprimos nosso propósito com sucesso e os retornos que tivemos dos participantes comprovam o quanto as ações foram assertivas para promover a saúde do público rural”.

Também participaram do evento o prefeito de Erval Velho, Severino Jaime Schmidt, o prefeito em exercício Hilário Ademilson Pires, o secretário municipal de saúde João Luis Wiest, a presidente da Câmara de Vereadores Adriana Galhoto dos Santos, a assistente técnica do Senar/SC Francine Iagher, entre outras lideranças.

As palestras sobre saúde do homem foram conduzidas pelos médicos urologistas Antonio Euclides Pereira de Souza e Domingos Savio Uliano Bertoldi, pelas médicas das unidades de saúde e pela dentista da unidade de saúde do município. As atividades contemplaram, ainda, apresentação sobre violência doméstica com a equipe do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar (BPM), explanação da prestadora de serviço de instrutoria do Senar/SC, Maricélia Palavro, sobre hipertensão arterial e tabagismo, alongamento, apresentação de teatro, massagens, entre outras.

EXPERIÊNCIAS POSITIVAS

Marildo Proner esteve entre os participantes e saiu satisfeito do evento. “Fui convidado para participar e achei uma grande iniciativa realizada pelo Poder Público Municipal com essa parceria fantástica do Sistema Faesc/Senar, que é muito pujante na região. Os profissionais de saúde foram espetaculares e trouxeram muito conhecimento. Foi um momento glorioso do mês de novembro”.

Outra pessoa que aprovou a programação foi Dulcéa Brocardo. “Achei uma iniciativa muito bacana, pois muitas pessoas não têm essas informações e a preocupação com a saúde deve existir sempre. Foi muito bom para conscientizar sobre o cuidado à saúde. Além das palestras, também tivemos momentos de alongamento e muita diversão”.

EXPRESSÃO DOS PROGRAMAS

Os Programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural são promovidos em todas as regiões rurais catarinenses com palestras, orientações e serviços gratuitos. O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, lembrou que além de promover ações para fortalecer as atividades do campo, a entidade cria oportunidades de educação e prevenção para que as famílias rurais tenham saúde e bem-estar. “Esses programas estão orientados para elevar a qualidade de vida da mulher e do homem rural, gerando impacto positivo na autoestima das pessoas”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementou que a entidade atua fortemente nas atividades voltadas à profissionalização, mas não deixa de priorizar também as ações de promoção à saúde e qualidade de vida das famílias do campo. “Nossa intenção com os programas é conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Somente nos meses de novembro e dezembro deste ano contabilizaremos, ao todo, 13 eventos com foco para a saúde do homem e da mulher no Estado. Em 2023, nosso objetivo é fortalecer ainda mais essas ações”.

Fonte: MB Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X