Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 17:35

Região

TRE mantém cassação de prefeito e vice de Xavantina

Publicado em 24/11/2022 ás18:37

Divulgação

Foto: Divulgação

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) manteve a decisão de primeiro grau que cassou, em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), os diplomas de Ari Parisotto e Ariel Malacarne, prefeito e vice do município de Xavantina, relativamente às eleições municipais realizadas em 2020, por infração ao artigo 41-A da Lei nº 9.504/97. Assim, a Corte determinou “a realização de novas eleições no Município de Xavantina/SC, nos termos e forma do artigo 224 do Código Eleitoral e do art. 15 da LC 64/90” e, ainda, que a execução da decisão aguarde, se for o caso, o julgamento de eventuais embargos de declaração que possam ser opostos contra o Acórdão.

Conforme o relator, juiz Willian Medeiros de Quadros, “frente ao conjunto probatório contido nos autos e após realizar a análise detida dos depoimentos prestados pelas testemunhas ouvidas em Juízo, corroborado com o relatório de extração de dados do celular de um ‘investigado’, foi possível concluir que existem provas suficientes de que houve a prática de captação ilícita de sufrágio”.

Mas, em seu voto, o relator deu parcial provimento à irresignação de Ari Parisotto, Ariel Nauper Malacarne, Mauro Junes Poletto e Eliseu Pinzetta, para tão somente, reconhecer que “em virtude da ausência de provas robustas, não houve abuso de poder econômico”. Consequentemente, afastou a declaração de inelegibilidade dos referidos recorrentes, e negou provimento ao recurso adesivo apresentado pela Coligação Trabalho e União Por Xavantina (PSDB, PP, PMDB e PSD). Também neste ponto foi acompanhado pelos demais juízes.

O relator também destacou que “o Código Eleitoral dispõe expressamente que a decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados’".

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X