Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:57

Educação

Reitor Aristides Cimadon deixa a presidência da Acafe

Publicado em 15/12/2022 ás16:30

Agecom Unesc

Foto: Agecom Unesc

A Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe) realizou, na terça-feira (13), no auditório da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em Florianópolis, a posse da nova gestão 2022/2024. A reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, assumiu a presidência sucedendo o reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que estará à frente da Secretaria de Estado da Educação a partir de 1º de janeiro de 2023.

O ato foi prestigiado por autoridades políticas e empresariais, além de representantes de instituições e entidades locais, estaduais e nacionais. Ao encerrar o seu segundo mandato na entidade, o reitor Aristides Cimadon agradeceu a oportunidade de fazer parte da história da Associação nos últimos 40 anos, tendo sido um dos primeiros alunos bolsistas, em 1980, e acompanhado a redação do Artigo 170, um dos marcos nessa trajetória.

— Tenho certeza de que a Associação viverá uma nova história, inclusive com a implantação da educação superior gratuita nas universidades comunitárias, que irá fortalecer ainda mais as instituições. Com essa oportunidade, a Acafe deverá se tornar um instrumento ainda maior de desenvolvimento do estado — ressaltou Cimadon, acrescentando que a expectativa é tornar a educação de Santa Catarina a melhor do país.

Aristides Cimadon recebeu homenagem durante a cerimônia (Foto Agecom Unesc)

Com foco no futuro e nos melhores resultados para as universidades comunitárias, a nova gestão, de acordo com a presidente Luciane Bisognin Ceretta, será pautada nos seguintes eixos: socialização da Acafe com a população; apoio à excelência acadêmica em todos os níveis e modalidades das Instituições de Ensino Superior (IES); ampliação da rede de cooperações interna e externa; internacionalização; forte presença no ecossistema de inovação e estratégias de acesso e permanência de estudantes, onde estão programas atuais como o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU) e vindouros como a Faculdade Gratuita. O vice-presidente empossado é o reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Kaio Henrique Coelho do Amarante.

— Estou certa de que esse momento de ressignificação da Acafe, associado ao novo momento do estado, produzirá grandes feitos. Continuaremos a colocar Santa Catarina em destaque nacional e a educação será um case de sucesso, não tenho dúvida — enalteceu a nova presidente.

Cimadon com os empossados, reitores Luciane Bisognin Ceretta e Kaio Henrique Coelho do Amarante, e o governador eleito Jorginho Mello (Foto Agecom Unesc)

A cerimônia de posse foi marcada ainda pela assinatura do Memorando de Entendimento, por meio de uma parceria entre a Acafe e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), para a elaboração de ações e programas de internacionalização. O documento é um desdobramento da Missão Japão/Singapura, realizada em novembro, quando representantes das instituições de ensino catarinense visitaram os países asiáticos. Também foi lançada mais uma edição do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Acafe.

SAIBA MAIS

A Acafe conta atualmente com 14 IES, presentes em mais de 50 cidades, com mais de 160 mil acadêmicos matriculados em centenas de cursos de Graduação e programas de Pós-graduação, que têm como missão o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas. Destaque para os 3.501 projetos de iniciação científica que geram novos conhecimentos e os 930 projetos de extensão que beneficiam milhares de catarinenses, como serviços de saúde e atendimento jurídico.

Fonte: Ascom Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X