Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 18/04/2024 | 06:25

Saúde

Deputados derrubam veto e projeto que garante pensão por autismo severo vira lei

Publicado em 15/12/2022 ás19:00

Deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), autor da proposta

Foto: Deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), autor da proposta

O Plenário da Assembleia Legislativa rejeitou o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei n° 361/2021, que estabelece a concessão de pensão no valor de um salário mínimo a pessoas de baixa renda com autismo de nível 3, o mais severo. A votação ocorreu na quarta-feira (14). Com a decisão, a proposta de autoria do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) deverá ser sancionada pelo governador. Caso contrário, voltará ao Legislativo, onde será promulgada pelo presidente da Alesc.

Dr. Vicente agradeceu o apoio dos deputados e das várias entidades e câmaras de vereadores que manifestaram apoio à proposta. “Agora é lei. É uma grande vitória. Estamos fazendo justiça social. A concessão da pensão será uma importante contribuição para as famílias que vivenciam a fragilidade e todo o contexto do Transtorno do Espectro Autista de nível severo.”

A proposta altera a lei estadual 17.428/2017, incluindo o autismo de nível 3, considerado o mais severo, no rol de doenças por deficiência cabíveis de pensão paga mensalmente pelo Estado. Hoje a medida abrange a deficiência intelectual grave ou profunda, hanseníase e a doença hepidermólise bolhosa. Para ter direito, a renda familiar não pode ultrapassar dois salários mínimos e o beneficiário deve residir no estado há pelo menos dois anos.

Conforme dados do governo catarinense, 2,4 mil educados com diagnóstico de autismo nível 3 estão matriculados nos Centros de Atendimento Educacional Especializados – CAESP, que integra Apaes e Amas.

A pessoa com autismo grave tem déficit elevado das habilidades de comunicação e de sociabilidade, o que resulta não só em incapacidade laboral, como restringe sua efetiva participação social, conforme explica Dr. Vicente.

“Estamos falando de pessoas que são bastante dependentes de seus familiares e necessitam de suporte constante durante toda a vida. A mãe ou o pai precisam abrir mão de trabalhar para cuidar desse filho ou filha e o tratamento envolve equipes de saúde multidisciplinar, o que impõe uma série de outros custos que são elevados”.

Fonte: Assessoria deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB)

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X