Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 01:18

Estado

Jorginho anuncia secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado em 28/12/2022 ás19:00

Divulgação

Foto: Divulgação

O futuro secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação foi anunciado nesta quarta-feira (28), em Florianópolis. O governador eleito, Jorginho Mello, atendeu à indicação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e vai nomear o advogado Marcelo Fett para o cargo. A confirmação do nome ocorreu durante reunião do governador com lideranças empresariais do setor, que representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. No encontro, Jorginho reforçou os compromissos que assumiu com a entidade durante a campanha.

Fett é advogado e foi secretário de Desenvolvimento Econômico em São José e Palhoça, foi integrante de conselhos municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia na Grande Florianópolis, além de experiências na iniciativa privada. A escolha atendeu a critérios técnicos, como amplo conhecimento do ecossistema de inovação e tecnologia em Santa Catarina, além de experiências com a gestão pública.

Jorginho reafirmou os compromissos de campanha, com a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a nomeação do indicado pela Acate e a valorização do ecossistema. “Muitas das dificuldades que enfrentamos podem ser resolvidas com tecnologia. Um Estado de vanguarda como o nosso precisa de um ecossistema de inovação cada vez mais atuante”, disse. Para o governador eleito, a educação, a qualificação profissional, a geração de emprego e renda e a desburocratização estatal terão reflexos com o incentivo ao setor.

As lideranças empresariais valorizaram a abertura proposta por Jorginho. Conforme o presidente da Acate, Iomani Engelmann, os Estados que investem em tecnologia obtêm um desempenho econômico superior. “Santa Catarina é destaque nacional em indicadores baseados nos pilares da ciência, tecnologia e inovação, como a criação de novas empresas, sobretudo startups; geração de empregos; e atração de investimento privado para acelerar empresas. Neste cenário, a Acate tomou como prioridade nos últimos anos a formação de talentos e o fortalecimento do setor por todas as regiões do estado. Com o conjunto de ativos construídos até aqui, temos as melhores expectativas com a inédita secretaria estadual”, afirmou Engelmann.

Durante a campanha eleitoral, a Acate apresentou nove pontos com os quais pediu o compromisso dos candidatos. Os primeiros tópicos defendiam a criação de um Gabinete de Inovação e o fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Jorginho foi além, criando uma secretaria exclusiva para o setor.

Entre os outros itens estão a ampliação do repasse de recursos para o desenvolvimento do segmento, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc); a utilização do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) como ferramenta de inovação para o serviço público; a implantação de um programa de formação para profissionais de tecnologia; e a disponibilização de recursos de fomento para empresas de tecnologia via bancos públicos estaduais.

Fonte: Comunicação Jorginho Mello

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X