Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 05:25

Estado

Municípios da SDR Joaçaba recebem veículos do Pacto pela Proteção Social

Publicado em 11/12/2013 ás15:54

Primeira vez que o Estado está aparelhando a Assistência Social

Foto: Primeira vez que o Estado está aparelhando a Assistência Social

O secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, participou, nesta terça-feira, 10, em Florianópolis, da solenidade de entrega dos veículos que serão usados na prestação dos serviços de assistência social. A entrega foi realizada pelo governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva. O investimento chega a R$ 6,6 milhões, por meio do Pacto pela Proteção Social.

No total foram viabilizados 218 veículos, sendo 194 para as prefeituras e 24 que darão suporte operacional a SST, aos Centros de Trabalho, Emprego e Renda e a Escola de Ofícios Dom Jaime, em Palhoça. “A intenção é fazer com que esses veículos façam um trabalho de proteção social e que todas as prefeituras tenham um equipamento melhor para realizar o trabalho nos bairros. Nossa prioridade em 2014 será atender, de forma muito forte e melhor, as pessoas, em especial os mais pobres”, destacou o governador.

Dos municípios contemplados, oito são da área de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba: Água Doce, Ibicaré, Jaborá, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Vargem Bonita e Treze Tílias. De acordo com a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR Joaçaba, Nelci Trento Bortolini, Erval Velho, Capinzal, Catanduvas, Herval d’ Oeste e Joaçaba também devem receber os veículos, mas em outra oportunidade.

Conforme Nelci, os veículos serão usados pelas prefeituras para a busca ativa e a proteção social dos idosos, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e adolescentes, que não acessam os programas governamentais e estão desprotegidos. Também ajudarão a dar suporte para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “É um equipamento de trabalho indispensável para que os profissionais da Assistência Social possam ir ao encontro das famílias”, ressalta.

A busca ativa refere-se à localização e inclusão no Cadastro Único de todas as famílias em situação de extrema pobreza, assim como o encaminhamento destas famílias aos serviços da rede de proteção social. Estima-se que em Santa Catarina 28 mil famílias estejam fora e possam ser inseridas nos programas sociais do governo.

O secretário da SST ressaltou que com a entrega dos veículos o Governo do Estado estará capacitando os municípios com equipamentos que permitirão a efetiva implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Santa Catarina. “Essa é a primeira vez que o Estado está aparelhando a Assistência Social e possibilitando agilizar os trabalhos da busca ativa”, disse Cândido.

Fonte: Mayelle Hall/SRD

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X