Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 26/05/2024 | 05:32

Agricultura

Governador lança Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Publicado em 14/02/2023 ás16:00

Eduardo Valente/Secom

Foto: Eduardo Valente/Secom

O governador Jorginho Mello lançou nesta terça-feira (14) o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+SC) durante a abertura do 27° Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos. Instituído por portaria, o Plano pretende consolidar o agronegócio catarinense no cenário mundial, assumindo o compromisso voluntário de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O projeto pretende gerar um potencial de mitigação de emissões de GEE de 86,78 milhões de toneladas de carbono – o que equivale a um investimento de US$ 4 bilhões até 2030.

“O ABC + SC surge para aumentar a rentabilidade para as familiar no campo, aumentar a capacidade produtiva e a resiliência dos nossos agricultores. Queremos mostrar ao mundo que temos uma agropecuária eficiente, competitiva e sustentável. Vamos potencializar a adoção de tecnologias, o acesso ao crédito e crescer no mercado internacional”, destacou o governador.

“Criamos um plano que respeita as peculiaridades e a realidade de Santa Catarina para tornar a nossa agropecuária ainda mais sustentável. Vamos demonstrar o protagonismo do produtor rural catarinense, que alia produção de alimentos e preservação ambiental. Nós já somos referência internacional em sanidade animal e vegetal, agora vamos buscar um novo diferencial competitivo: a produção sustentável”, destacou o secretário Valdir Colatto, que também participou do lançamento do Plano.

O Plano ABC+ tem como eixos orientadores o enfrentamento dos impactos adversos da mudança do clima, o aumento da resiliência no meio rural e a sustentabilidade do setor agropecuário. Nesse sentido, a Secretaria da Agricultura, outros órgãos do Governo do Estado e iniciativa privada irão planejar e organizar ações para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, respondendo aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário.

O Plano foi construído pela Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com outros órgãos do Governo e iniciativa privada.

Show Tecnológico Copercampos

Além do governador, a vice-governadora Marilisa Boehm também esteve presente na abertura do Show Tecnológico Copercampos. O maior evento de difusão de tecnologias voltadas ao campo deve receber até quinta-feira, 16, mais de 17 mil visitantes. São mais de 160 expositores presentes nesta 27ª edição do Show Tecnológico, que apresentarão soluções e novas tecnologias para desenvolver ainda mais a agropecuária regional.

O governador disse que o Show Tecnológico é o evento que representa o que há de mais inovador no setor do agronegócio catarinense. Jorginho Mello reforçou que vai trabalhar para melhorar a vida das famílias que vivem no campo. “Vamos fazer um seguro para que o pequeno agricultor possa ter segurança no campo. Além disso, investir em energia trifásica para as famílias que moram no interior do estado”, ressaltou Jorginho.

O presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, destacou o compromisso de a cada ano mostrar todas as novidades do campo. “Sempre pensamos em evoluir e trazer as novidades das nossas atividades. Por isso o nosso evento é focado em tecnologia. O que há de melhor no setor do agronegócio, o público encontra na nossa estrutura”, informou.

Fonte: Secom

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X