Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 03:09

Joaçaba

Câmara aprova distribuição de dispositivo para vítimas de violência doméstica

Publicado em 10/03/2023 ás14:00

Imagem ilustrativa (Internet)

Foto: Imagem ilustrativa (Internet)

Na semana em que se comemora o Dia da Mulher, as joaçabenses avançam com mais uma conquista na luta contra a violência. Recebeu aprovação, por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Joaçaba o Projeto de Lei Legislativo nº 0029/2022, de autoria do vereador Juliano Pedrini (PL), que tem como objetivo a distribuição de dispositivo de segurança/aplicativo, conhecido como Botão do Pânico, para pessoas vitimadas por violência doméstica e já amparadas por medida protetiva no município de Joaçaba.

O projeto prevê que o Poder Executivo crie e entregue o dispositivo às mulheres que se encontrem em situação de risco, para assegurar que o agressor mantenha distância mínima garantida pela Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como "Lei Maria da Penha".

Pedrini explica que embora já exista um programa similar disponibilizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a lei municipal aprovada vincula à Polícia Civil e garante a continuidade da ação, independentemente da esfera estadual. 

Ainda segundo o Projeto de Lei nº 0029, entende-se por "Botão do Pânico" todo dispositivo eletrônico ou aplicativo de segurança preventiva que possui localização de GPS (Sistema de Posicionamento Global), sendo capaz de transmitir informações para a Central de Plantão Policial – CPP da 11º Delegacia Regional de Polícia Civil de Joaçaba e para a Central de Atendimento do 26º Batalhão de Polícia Militar - Herval d'Oeste, com determinação do local exato da vítima, para que seja prontamente acionado e encaminhado veículo policial, civil ou militar, para o local apontado.

Para entrar em vigor, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito.

Fonte: Adriana Panize/Ascom Câmara de Vereadores

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X