

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2023 | 00:12
Publicado em 10 de Março de 2023 às14h00
Na semana em que se comemora o Dia da Mulher, as joaçabenses avançam com mais uma conquista na luta contra a violência. Recebeu aprovação, por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Joaçaba o Projeto de Lei Legislativo nº 0029/2022, de autoria do vereador Juliano Pedrini (PL), que tem como objetivo a distribuição de dispositivo de segurança/aplicativo, conhecido como Botão do Pânico, para pessoas vitimadas por violência doméstica e já amparadas por medida protetiva no município de Joaçaba.
O projeto prevê que o Poder Executivo crie e entregue o dispositivo às mulheres que se encontrem em situação de risco, para assegurar que o agressor mantenha distância mínima garantida pela Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como "Lei Maria da Penha".
Pedrini explica que embora já exista um programa similar disponibilizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a lei municipal aprovada vincula à Polícia Civil e garante a continuidade da ação, independentemente da esfera estadual.
Ainda segundo o Projeto de Lei nº 0029, entende-se por "Botão do Pânico" todo dispositivo eletrônico ou aplicativo de segurança preventiva que possui localização de GPS (Sistema de Posicionamento Global), sendo capaz de transmitir informações para a Central de Plantão Policial – CPP da 11º Delegacia Regional de Polícia Civil de Joaçaba e para a Central de Atendimento do 26º Batalhão de Polícia Militar - Herval d'Oeste, com determinação do local exato da vítima, para que seja prontamente acionado e encaminhado veículo policial, civil ou militar, para o local apontado.
Para entrar em vigor, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito.
Fonte: Adriana Panize/Ascom Câmara de VereadoresSujeito apanhou uma faca da gondola e atacou o segurança, que levantou a mão para se defender
A vítima, de 26 anos, foi encontrada pelos Bombeiros caída no interior da residência, já sem os sinais vitais
Menina foi acolhida pela proprietária de um mercado, que percebeu que ela estava sozinha
O desempenho do jovem Carlos Henrique Silva Galant foi suficiente para aprovação nas universidades
Menino contou para sua mãe que foi agredido com chutes e que colega também tentou agredir professora
Estava sendo monitorado pelo segurança, que fez a abordagem quando ele tentava deixar o supermercado
Avenida Santa Terezinha - 243 - Centro - Joaçaba
Fone: (49) 3522-5120