

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2023 | 00:30
Publicado em 15 de Março de 2023 às10h30
A 2ª Vara Cível da comarca de Videira condenou um ex-prefeito de município da região Meio Oeste a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 63,9 mil e a pagar multa civil de valor equivalente, em um total de R$ 127,9 mil.
Condenado por improbidade administrativa, o ex-prefeito deverá pagar os valores com as devidas atualizações, e acrescidos de juros, para o ressarcimento integral do dano patrimonial ocasionado ao Município. Os bens do ex-prefeito continuarão bloqueados por determinação da justiça. A ação foi proposta pelo Ministério Público.
Em 2018, o então prefeito teve os bens bloqueados em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, devido à nomeação irregular de servidores para funções gratificadas em 2013.
Segundo a denúncia, o ex-prefeito conferiu funções gratificadas a oito servidores públicos para que eles exercessem atividades inerentes aos seus respectivos cargos, sem nenhuma atribuição de direção, chefia ou assessoramento, e sem acréscimo de funções. Tudo isso por meio de decisão imotivada, o que viola os princípios da legalidade, eficiência e obrigatoriedade do concurso público, sustentou o MP.
Na medida em que os servidores nomeados receberam valores acima daqueles que seriam devidos para as funções de fato desempenhadas, causaram prejuízos ao erário. As nomeações irregulares foram mantidas por, pelo menos, nove meses após a edição dos decretos que criaram os novos cargos (a licitude da espécie normativa do ato criador dos cargos não foi objeto da ação civil pública).
Conforme a decisão, alguns dos servidores nomeados não possuíam o grau de escolaridade exigido na lei municipal para exercer a função gratificada, nada realizaram além das funções inerentes aos seus respectivos cargos e, portanto, não faziam jus a nenhum acréscimo salarial.
Fonte: TJSCSujeito apanhou uma faca da gondola e atacou o segurança, que levantou a mão para se defender
A vítima, de 26 anos, foi encontrada pelos Bombeiros caída no interior da residência, já sem os sinais vitais
Menina foi acolhida pela proprietária de um mercado, que percebeu que ela estava sozinha
O desempenho do jovem Carlos Henrique Silva Galant foi suficiente para aprovação nas universidades
Menino contou para sua mãe que foi agredido com chutes e que colega também tentou agredir professora
Estava sendo monitorado pelo segurança, que fez a abordagem quando ele tentava deixar o supermercado
Avenida Santa Terezinha - 243 - Centro - Joaçaba
Fone: (49) 3522-5120