Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 07:44

Joaçaba

Vereador defende transporte público custeado pelo município

Publicado em 15/03/2023 ás18:30

Imagem ilustrativa (Internet)

Foto: Imagem ilustrativa (Internet)

Você sabe quanto uma pessoa que depende do transporte público gasta diariamente se utilizar o ônibus duas vezes ao dia em Joaçaba? Aproximadamente R$ 12 reais. Ao longo de um mês, o valor total pode fazer uma diferença significativa no bolso.

Em algumas cidades, inclusive em Santa Catarina, já é possível utilizar o transporte coletivo gratuitamente. As cidades de Florianópolis e Garopaba são exemplos de um novo modelo de gestão pública no transporte coletivo intermunicipal que está sendo avaliado.

Diante destas iniciativas, o vereador Diego Bairros (PL) trouxe o tema à Câmara de Vereadores de Joaçaba, apresentando inclusive, uma Indicação na qual sugere ao município que possa fazer um estudo de viabilidade para custear o transporte coletivo urbano. A sugestão se deu através da Indicação nº 068, assinada também pelos demais vereadores.   

Diego Bairros ressalta que a medida tem diversos objetivos: promover uma melhora no trânsito, integração da população, justiça social, movimentação maior do comércio local. Acesso aos equipamentos públicos de lazer e desporto aos moradores dos bairros mais afastados e uma menor emissão de poluentes.

“Tomando como exemplo países desenvolvidos que promovem a gratuidade no transporte, ou ao menos um subsídio pontual, Joaçaba tem capacidade de estar na vanguarda brasileira com essa iniciativa, uma vez que possui um dos maiores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e maior renda per capita do país. Municípios que já implantaram essa prática observam melhoras no hábito da população, acréscimo no número de usuários e contentamento dos seus munícipes”, justifica o vereador.

Fonte: Adriana Panize/Ascom Câmara de Vereadores

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X