Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 27/05/2024 | 09:05

Joaçaba

Joaçaba agora tem DPCAMI

Publicado em 18/12/2013 ás18:00

Desencerramento da placa

Foto: Desencerramento da placa

Foi oficialmente inaugurada na tarde desta quarta-feira (18) a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Joaçaba. A nova unidade chega para suprir a demanda da região com ocorrências relacionadas a violência doméstica. O local, antigas instalações do IGP, conta com 300m² onde foram investidos cerca de R$ 100 mil reais para a readequação.

As tratativas iniciaram ainda em 2010 quando o vereador Chico Lopes, então presidente do Poder Legislativo, manteve contato com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, para fazer a reivindicação. “Com o apoio do delegado regional Ademir Tadeu de Oliveira, cobramos para que a região de Joaçaba tivesse essa delegacia especializada e hoje estamos satisfeitos com a inauguração deste espaço que será de grande utilidade” disse Chico.

“E um orgulho porque essa delegacia é um sonho acalentado pelas mulheres, entidades, poder público e setor de segurança” destacou Irene Moreira, representando a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher Elizabeth Balvedi.

O delegado regional Ademir Tadeu de Oliveira atribuiu o crédito da conquista ao delegado aposentado Mário Wolfart. “Esse sonho começou lá em 1991 quando ele chegou a Joaçaba. Sempre trabalhando para construir a segurança da região, ele conseguiu em 2002, em plena troca de governo do estado, inaugurar este complexo, pois nossos espaços eram inadequados” elogiou. “Hoje é uma satisfação ver este sonho” emendou agradecendo a todos que se empenharam.

Já o delegado geral da Polícia Civil Aldo Pinheiro D´Ávila, apresentou números que justificam a criação da delegacia. De acordo com ele, até o momento foram registrados na Comarca de Joaçaba 5.473 boletins de ocorrências, dos quais 869 são inquéritos policiais, 571 termos circunstanciados e 177 atos infracionais. Deste total, 482 casos se referem a violência doméstica e atos infracionais. “As estatísticas justificam a ampliação das unidades da DPCAMI” informou. “É um momento muito importante tornar realidade esta delegacia que é a 30ª especializada no estado. Falta apenas uma para fecharmos todas as regiões policiais com uma DPCAMI” ressaltou Aldo Pinheiro D´Ávila ao informar que o estado perde apenas para São Paulo em termos numéricos, pois proporcionalmente ao numero de habitantes, Santa Catariana tem maior representatividade em relação aos outros estados.

“Os índices de criminalidade em Joaçaba são baixos, comparados com outras regiões. Essa tranquilidade é proporcionada pelo trabalho da nossa segurança pública” elogiou o prefeito Rafael Laske parabenizando a importante conquista.

O delegado responsável pela DPCAMI, Maurício Pretto, mencionou que a delegacia estava criada no papel, faltando apenas o espaço físico que foi viabilizado pelo delegado regional. Segundo ele, após o recesso os trabalhos estarão em pleno andamento. DPCAMI de Joaçaba vai atuar com um delegado, uma psicóloga, um estagiário e quatro agentes policiais.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X