Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 13/06/2024 | 00:10

Região

Candidato questiona prova do concurso para Bombeiros

Publicado em 19/12/2013 ás08:30

Divulgação

Foto: Divulgação

A Rádio Tangará recebeu na tarde desta quarta-feira (18) um email de um candidato que prestou concurso para ingresso no Corpo de Bombeiros, relatando que os candidatos foram prejudicados pela empresa que realizou o certame, pois muitas questões cobradas na prova, realizada no último dia 08, não constavam no edital de concurso público e o endereço para recurso não está correto.

Confira o desabafo de Jean Sauer:

Em nome dos candidatos que realizaram o concurso público do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, organizado pela MS Concursos, e que assim como eu, sentiram-se extremamente prejudicados, informamos que:

No dia 08/12/2013, realizamos a prova do concurso público para soldado do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Muitos candidatos dedicaram-se exclusivamente aos estudos para conquistar essa tão sonhada profissão. Contudo, ao recebermos a prova, constatamos que muitas questões cobradas na mesma, não constavam no edital de concurso público n.º 003-2013/DISIEP/DP/CBMSC, apresentando desse modo, a incompatibilidade entre a prova e o edital, violando o princípio da proteção da confiança, que diz respeito às expectativas formadas pela presunção de legitimidade dos atos administrativos. Como exemplo, podemos citar as questões de Segurança e Proteção Contra Incêndios, que era para ser apenas o Capítulo V, do Decreto Estadual nº 4.909, de 18 de Outubro de 1994. (DOE Nº 15.042 de 19/10/94), mas cobraram na prova questões de outros capítulos e nenhuma do Capítulo V. E as questões de Noções "Básicas" de Primeiros Socorros, possuíam questões que apenas profissionais da área da saúde saberiam responder. Tal fato foi extremamente prejudicial para a nossa concentração nas demais questões da prova.

Outro fato de suma importância, relatado pelos candidatos de Chapecó, foi a realização de uma festa/show em frente ao colégio onde estava sendo aplicada a prova desse concurso público. O barulho era insuportável, prejudicando todos na resolução das questões. E os candidatos podem confirmar tal fato, pois foi registrado em ata. Sabemos que, a banca organizadora de um concurso público é obrigada a averiguar as condições do local onde a prova será aplicada, portanto, ao entrar em contato com as escolas, prefeituras, etc, os mesmos devem perguntar se o local suporta a quantidade de candidatos, estrutura física, questão da acessibilidade, e inclusive, se estará tendo algum evento (show, manifestação, etc) que poderá prejudicar o desempenho dos candidatos na realização da prova. Imaginem a seguinte situação: se a banca organizadora do concurso público, não confere as condições do local, poderíamos chegar à escola onde será aplicada a prova, e dentro do local, estar ocorrendo um evento como esse, e aí, o que faríamos? Expulsaríamos a comunidade, pais, alunos e professores que estão na escola porque precisamos fazer a prova e a banca não foi capaz de averiguar isso?

Inúmeros candidatos também afirmam que receberam as redações trocadas, questões mal formuladas, etc. Esses fatos já foram relatados em ata e devidamente comprovados, sendo encaminhados através de recurso para a referida banca organizadora desse concurso.

Além disso, outro fator relevante: a MS Concursos informou em edital, que o e-mail para enviar os recursos é: recursos.cbmsc@msconcursos.com. Porém, esse e-mail está errado. Muitos candidatos enviaram esse e-mail, e retornou com erro. Agora, por dedução nossa, estamos enviando, para o e-mail recursos.cbmsc@msconcursos.com.br

Contudo, não recebemos um e-mail confirmando o recebimento dos recursos das questões.

Detalhe, a MS Concursos não publicou uma errata, e hoje, é o prazo final para enviar os recursos. E o chat on line, que deveria estar on line, para sanar as dúvidas dos candidatos, está off line desde ontem. E com certeza, muitos candidatos já enviaram recursos para o e-mail do .COM, que é o que consta no edital, e não viram que retornou com erro e estão sendo prejudicados.

Já pensaram na quantidade de recursos que não serão avaliados? Estamos sendo prejudicados. Afinal, nem todos tem acesso a internet 24 horas por dia, para ficar acompanhando seus e-mails.

Infelizmente, a MS Concursos tem um histórico de inúmeras questões anuladas e inclusive, de concursos públicos cancelados. E como uma banca com um histórico lamentável desses, pode ser a escolhida para organizar um concurso público de suma importância, como a do Corpo de Bombeiros de Santa Catariana?

Eu, e muitos outros candidatos, sonhamos com essa profissão, abrimos mão de muitas outras coisas, para nos dedicarmos a esse ideal, e não podemos aceitar que uma banca como essa destrua o sonho de tantos cidadãos catarinenses, e até mesmo, de outros Estados, que almejam em seguir essa profissão, prestando um serviço extremamente relevante para a sociedade de Santa Catarina.

Fonte: Rádio Tangará

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X