Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 07/06/2023 | 17:01

Artigo

Para que servem os óculos de descanso?

Publicado em 26 de Abril de 2023 às14h30

Divulgação

Foto: Divulgação

Muitas pessoas se perguntam para que serve óculos de descanso, mas saiba que podem ser úteis para pessoas que sentem uma fadiga visual ao longo do dia.

Na verdade, essa fadiga visual afeta praticamente todo mundo, seja por motivos pessoais ou profissionais, especialmente em razão de muitas horas passadas diante das telas, computador, celular, tablet...

As pessoas podem apresentar uma série de sintomas, como uma sensação de desconforto, ardência nos olhos, uma sensibilidade à luz, entre outros, e é aqui que o óculos de descanso entra, a fim de reduzir a fadiga visual.

Se você passa por esse tipo de situação, vale a pena continuar a leitura e entender mais para que serve óculos de descanso, bem como saber quais os principais sintomas de fadiga visual e muito mais!

Para que serve óculos de descanso?

Como o nome já indica, fica fácil entender para que serve óculos de descanso, que são projetados para reduzir a fadiga visual.

Embora ele não sirva para corrigir um problema de visão, ele facilita a acomodação dos seus olhos e reduz o incômodo causado pela luz artificial produzida pelas telas.

Isso é possível porque é um tipo de óculos que melhora os contrastes e atenua o desconforto decorrente da luz artificial.

Os óculos de descanso têm lentes com um grau específico que pode ajudar a reduzir o cansaço ocular, a tensão nos músculos dos olhos e a dor de cabeça.

Essas lentes geralmente são projetadas para fornecer uma visão mais clara e nítida em curtas distâncias, como a distância entre seus olhos e o monitor do computador

Para obter os efeitos desejados, o óculos de descanso deve ser usado:

  •         Quando você vai passar um longo período diante da tela, seja um computador ou TV;
  •         Quando você vai ler durante muito tempo;
  •         Quando os primeiros sintomas de fadiga ocular surgirem.

Vale lembrar que ele não é indicado para dirigir porque não é adaptado à visão de longe.

No entanto, é importante lembrar que os óculos de repouso não substituem os óculos de grau, e é essencial consultar um oftalmologista para garantir que você esteja usando a correção visual adequada para suas necessidades específicas.

Quais são os sintomas de fadiga visual?

Tendo uma ideia mais clara para que serve óculos de descanso, vale a pena saber quais os sintomas de fadiga visual.

Então, a fadiga visual pode se manifestar por meio de diversos sintomas, tais como:

  •         Sensação de desconforto, tensão e peso na região dos olhos;
  •         Uma irritação causando uma sensação de ardência, formigamentos, até mesmo olhos vermelhos e lacrimejando, ou ao contrário, uma secura ocular;
  •         Dores atrás dos olhos;
  •         Uma dor à pressão dos globos oculares e aos movimentos dos olhos;
  •         Dores de cabeça na testa e têmporas;
  •         Visão dupla;
  •         Sensibilidade à luz;
  •         Vertigens em casos mais graves.

Portanto, se você apresenta algum desses sintomas, é necessário obter um óculos receituário atacado a fim de encaminhar para uma ótica.

Vale mencionar que geralmente os problemas desaparecem após parar de trabalhar ou o esforço visual.

Mesmo sabendo para que serve óculos de descanso, recomenda-se fazer uma pausa de 5 minutos a cada hora na frente do computador a fim de não sobrecarregar a visão.

Como funcionam os óculos de descanso?

Para você entender em detalhes para que serve óculos de descanso, saiba que são óculos projetados para reduzir a tensão ocular e promover o relaxamento dos músculos dos olhos.

Esses óculos apresentam lentes que são otimizadas para a visão de perto, geralmente com uma dioptria que pode variar dependendo da necessidade do usuário.

A maioria dos modelos possuem lentes que ajudam a corrigir a chamada acomodação visual, que é o ajuste que o olho faz para ver objetos em diferentes distâncias.

Com o tempo, a acomodação visual pode ficar cansativa e, ao usar óculos de repouso, a tensão pode ser aliviada.

Além disso, você encontra no mercado alguns óculos com recursos adicionais, como filtros de luz azul para ajudar a reduzir a exposição à luz de dispositivos eletrônicos e luzes artificiais que podem causar cansaço ocular.

Conclusão

Tendo agora todas as informações para que serve óculos de repouso, lembre-se que é um tipo de óculos que não substitui o exame oftalmológico.

Portanto, mesmo sendo apenas uma fadiga visual, o melhor mesmo é buscar a orientação de um oftalmologista e encontrar o óculos adequado à sua condição!

Fonte: Wllian Dezotti

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
X