

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 04/06/2023 | 04:23
Publicado em 10 de Maio de 2023 às15h08
Vermelha, doce, crocante. Quem saboreia uma maçã não imagina o complexo processo produtivo por trás de uma das frutas mais queridinhas do mundo. É necessária quase uma década entre o desenvolvimento de uma muda até uma árvore adulta produzir em larga escala. Do campo até a gôndola do supermercado tem mais um longo caminho a ser percorrido. Todo esse trajeto está cercado de novas tecnologias e inovações que estão mudando a maneira de plantar, colher e processar a fruta.
E isso impacta diretamente o agronegócio catarinense. Santa Catarina não quer mais ter só a melhor maçã do mundo, também busca mais produtividade e rentabilidade. Para isso, os produtores apostam em drones para polinização, tratores controlados por tablets para fertilização e pulverização, irrigação eletrônica, poda mecanizada e sistema para gestão da propriedade.
Na parte de processamento e embalagem da fruta, está nas mãos de poucas pessoas controlar o sistema automatizado que seleciona e embala diariamente toneladas de maçãs. Essas mudanças não fazem parte do futuro da fruticultura, mas sim do presente em empresas e cooperativas catarinenses.
Para o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcos Botton, não basta apenas ter a melhor maçã no mundo, é preciso que ela chegue competitiva ao mercado, e o desenvolvimento de novas tecnologias é o caminho para garantir a produtividade e a rentabilidade.
“O setor de maçã é um dos setores de maior tecnologia que temos no Brasil. Não é para amadores, porque a implantação de um pomar tem custo elevado. Todo o setor produtivo precisa estar se reinventando”, destaca.
O HB20 de Xavantina estava parado em um trecho no perímetro urbano, proximidades de um trevo secundário
A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das 14h deste sábado (3) em um sítio em Sede Belém
Segundo informações coletadas, o incêndio foi causado por um maçarico que estava sendo usado na obra do telhado
Ao perceber a chegada da Polícia Militar, o indivíduo tentou fugir, mas foi detido e conduzido à Delegacia Regional
A vítima, que conduzia uma Kawasaki Ninja/650 com placa de Iomerê, foi encontrada caída na vala do acostamento
Vítima conduzia uma Honda/CB500 com placa de Lages, que bateu de frente contra um GM/Cruze de Bocaina do Sul
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787