Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 19/04/2024 | 21:25

Educação

Joaçaba testa método de alfabetização da Alemanha, sugerido por vereador

Publicado em 16/05/2023 ás09:30

Divulgação

Foto: Divulgação

Uma proposta de alfabetização que respeita o funcionamento do cérebro de quem aprende. Essa é uma das características do método de alfabetização IntraAct, desenvolvido na Alemanha, que já vem apresentando bons resultados em escolas do Brasil e que, nesta segunda-feira (15), começou a ser testado em unidades escolares de Joaçaba.

O método foi apresentado à Secretaria de Educação de Joaçaba pelo vereador Rodrigo Pedrini (PL) no início deste ano. A proposta do novo método interessou a Secretaria de Educação, que se dispôs a testá-lo. Alguns professores receberam treinamento on-line e, duas turmas, uma na Escola Nuperajo e uma Rotary, já estão participando de um projeto piloto.

Segundo informações da Coordenadora de Educação Infantil e Educação Especial, Cândida Aparecida da Rosa Padilha, uma turma de Educação Especial do Rotary também integra o grupo do Projeto Piloto.

O vereador ressalta que o método IntraAct foi desenvolvido para facilitar a alfabetização de crianças com dificuldades no processo de aprendizagem como autistas, portadores de dislexia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). No entanto, observou, ao longo de muitos anos de pesquisas, que quando aplicado em crianças sem dificuldade, o aprendizado ocorria de maneira fácil e mais rápida que os métodos tradicionais. No Brasil o método já vem sendo utilizado com sucesso em algumas cidades.

“Fico extremamente feliz pela administração, na pessoa da secretária de Educação Rosane Kunen, ter aceito minha sugestão e estar abrindo portas para novas formas de alfabetização”, disse vereador Rodrigo.

Segundo Cândida, os resultados só poderão ser mensurados após pelo menos 4 a 5 meses de ensino.

Fonte: Adriana Panize/Ascom Câmara de Vereadores

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X