Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/04/2024 | 11:24

Educação

Unoesc participa do 5º Encontro Internacional de Reitores

Publicado em 17/05/2023 ás10:00

Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os dias 8 e 10 de maio, o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, esteve presente no 5º Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado em Valência, na Espanha. Com o tema “Universidade e Sociedade”, a edição de 2023 reuniu 700 líderes universitários, que representam 14 milhões de estudantes de todo o mundo, além do presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e da presidente do Banco Santander, Ana Botín.

O evento foi organizado pelo Santander por meio do Programa Universia, rede de cooperação universitária, que reúne aproximadamente 827 universidades de 22 países. O foco do encontro foi o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável. Foram realizados painéis em torno de três eixos principais: aprendizagem ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; e redes e interconexão entre as universidades.

Os debates realizados no evento resultaram na “Declaração de Valência”, documento que consolida o compromisso dos reitores com a realização de esforços para que as universidades continuem avançando no propósito de contribuir para o progresso da sociedade. Os participantes pactuaram em: fortalecer a missão da universidade para que a docência, a investigação e a transferência de conhecimento integrem os desafios sociais, ambientais e econômicos; estender a oferta de formação para as diferentes etapas da vida adulta; proporcionar aos nossos estudantes uma formação integral, incluindo conhecimentos multidisciplinares, habilidades transversais e valores; cultivar nos estudantes habilidades inovadoras e empreendedoras; integrar desafios globais e locais nas agendas de investigação de nossas universidades; facilitar diferentes formas de mobilidade com vista ao enriquecimento cultural; e aumentar a colaboração com outras universidades, governos, indústria e sociedade em geral.

Para o reitor da Unoesc, as temáticas discutidas evidenciaram que, em especial na fala de Larry Summers, ex-secretário do Tesouro dos EUA e presidente emérito da Universidade de Harvard, o grande desafio das instituições de ensino é conseguir ir além das suas fronteiras, exigindo das universidades um novo posicionamento que envolve preparar os estudantes para o trabalho que vão desempenhar.

— O encontro demonstrou que a Unoesc está alinhada ao contexto global da educação, corroborando nossa abordagem institucional de criar sinergia com a sociedade e promover ensino mais conectado com o mercado de trabalho, resultando no desenvolvimento regional — afirmou o professor Ricardo.

Fonte: Alessandra de Barros/Ascom Unoesc

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X