Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 14/04/2024 | 05:12

Herval d' Oeste

UPA de Herval d´Oeste registra número recorde de atendimento

Publicado em 24/05/2023 ás12:00

UPA 24h - Herval d´Oeste

Foto: UPA 24h - Herval d´Oeste

A UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24h de Herval d´Oeste registrou um número recorde de atendimentos na última segunda-feira (22), quando foram realizadas um total de 245 assistências médicas. Essa marca histórica chama a atenção para os desafios enfrentados pela equipe de profissionais e pela estrutura da unidade.

A UPA Remi Alécio Mascarello foi projetada e dimensionada para ser uma Unidade Porte I, direcionada pelas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para capacidade de atendimento de até 150 pacientes por dia. No entanto, nos últimos meses, a Unidade tem registrado uma média de 200 atendimentos diários.

A direção da UPA constatou que o crescimento significativo no número de atendimentos tem sido impulsionado, em grande parte, pela procura de pacientes com queixas eletivas, ou seja, situações de saúde que poderiam ter sido tratadas nos postos de saúde. Essas demandas, muitas vezes, envolvem questões que não são de urgência ou emergência, mas que acabam sobrecarregando a capacidade da Unidade.

A equipe tem se esforçado ao máximo para garantir um atendimento de qualidade a todos os pacientes. Entretanto, o aumento na demanda tem gerado desafios adicionais, principalmente em relação ao tempo de espera.

A direção ressalta que está empenhada em buscar soluções para lidar com esse aumento na procura, discutindo com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Ministério da Saúde medidas que possam melhorar a eficiência do atendimento e reduzir o tempo de espera dos pacientes.

Diante deste cenário, reforça-se a importância do papel dos postos de saúde na atenção primária à saúde. Essas unidades estão preparadas para receber e solucionar grande parte das queixas eletivas, aliviando a carga de trabalho e garantindo que os atendimentos de urgência e emergência sejam priorizados na Unidade de Pronto Atendimento.

A UPA 24h desempenha um papel fundamental no sistema de saúde de Herval d'Oeste e região, oferecendo atendimento de qualidade à população. Porém, é necessário um esforço conjunto entre os gestores da saúde, profissionais e a comunidade para buscar alternativas que otimizem o fluxo de pacientes e garantam um atendimento ágil e eficiente a todos que necessitam dos serviços da Unidade.

Veja na galeria abaixo os atendimentos que devem ou não ser realizados pela UPA:

Fonte: Ascom/Prefeitura Herval d´Oeste

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X