Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/02/2024 | 03:01

Tempo

Santa Catarina volta a ter temporais com chuva intensa

Publicado em 26/10/2023 ás10:30

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

O intenso fluxo de umidade vindo da região amazônica e a presença de áreas de baixa pressão na atmosfera favorecem a ocorrência de temporais com chuva intensa, raios, vendavais e chance de granizo a partir desta sexta-feira (27) em Santa Catarina.

De acordo com a nota hidrometeorológica, elaborada pela Defesa Civil e Epagri/Ciram, o processo de formação de uma frente fria associada a um ciclone no oceano se soma às demais instabilidades, provocando grandes acumulados de chuva.

Entre a tarde de sexta-feira (27) e a manhã do domingo (29), são esperados volumes de chuva bastante expressivos, com acumulados que variam entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste e Oeste, entre 130 e 170 mm no Meio Oeste e Planalto Sul e de 80 a 130 mm no Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. No Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí, os acumulados ficam entre 50 e 90 mm. Em todas as regiões, podem ser observados pontuais acima dos valores previstos. 

Na sexta-feira (27), a chuva deve ocorrer na forma de temporais, especialmente entre o Grande Oeste e Planalto Norte. Entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada de domingo (29), a chuva passa a ocorrer de forma abrangente, persistente e por vezes muito intensa, resultando em altos volumes num curto período de tempo. O risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

A partir da segunda-feira (30) e no decorrer da semana, o tempo segue instável em Santa Catarina, com chuvas frequentes e irregulares. Entretanto, os volumes previstos são menos expressivos comparados ao período entre 27 e 29 de outubro.

Situação e previsão hidrológica

Com a volta das chuvas, o estado de Santa Catarina está se preparando para um fim de semana com diferentes condições hidrológicas, havendo possibilidade de elevação dos rios em várias regiões. 

No período de sexta-feira (27) a domingo (29), o risco é alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e muito alto para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X