Caco Da Rosa - Tornado atingiu interior de Urupema na manhã deste sábado
Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 13/06/2026 | 09:03

Tempo

Tornado atingiu interior de Urupema na manhã deste sábado

Publicado em 18/11/2023 ás15:00

Um aglomerado de tempestades avançou por volta das 9h deste sábado (18) sobre a região do Planalto Sul. O evento foi bastante destrutivo na comunidade de Cedro, em Urupema, com a destruição parcial de uma residência e destroços que foram arremessados por uma distância significativa, assim como árvores de grande porte que foram torcidas e tombadas.

Pela análise dos danos, a Defesa Civil conclui que os estragos foram resultados da atuação de um tornado. Os dados mostram que a velocidade do vento na região superou os 100km/h, mas devem ter sido ainda mais intensos na localidade afetada.

As imagens abaixo mostram que após a passagem da tempestade, uma residência foi parcialmente destruída. Além disso, a estrutura do telhado foi completamente arrancada. Os destroços foram encontrados distantes da residência. Nos entornos, diversas árvores de grande porte foram torcidas e tombadas.

Nas imagens do Radar Meteorológico do Morro da Igreja, foram observadas intensas tempestades se aproximando do município por volta das 09h, como mostra a figura abaixo. Estas tempestades avançaram rapidamente, atuando sobre a região em um curto período de tempo.

O produto GLM (Geostationary Lightning Mapper), do satélite GOES-16 utilizado para o monitoramento das descargas elétricas atmosféricas em tempo real, reforça as características de tempo severo do sistema. Na figura abaixo, é possível observar uma grande quantidade de raios no período, indicado pelos círculos coloridos. A imagem, do horário das 09h30, mostra os raios dos 10 minutos anteriores ao evento nos tons de amarelo, laranja, vermelho e roxo, enquanto as cores azuis e verde mostram raios que ocorreram entre 10 a 30 minutos. Pelas cores, é possível observar que em 20 minutos a região mais intensa do sistema percorreu o município por inteiro. Neste período, foram observados por volta de 200 raios na região como um todo.

Na estação meteorológica de Urupema, os ventos começaram a acelerar com a aproximação dos sistemas, entretanto, teve seu pico no horário entre às 09h e 10h, onde alcançou valores de 107 km/h.

Fonte: Ascom Defesa Civil

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

X