

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 11/12/2023 | 19:32
Publicado em 23 de Janeiro de 2014 às19h02
Romper com a ALL (América Latina Logística), empresa que detém a concessão da rede ferroviária no Brasil. Esse foi o tom do encontro realizado na Câmara de Vereadores com lideranças no início da tarde desta quinta-feira (23) em Herval d´Oeste. “Cansamos. Quando começamos com as manifestações eles enchem as estradas de ferro com dormentes, mas depois levam embora. Fizeram isso em Marcelino Ramos e também aqui em Herval d´Oeste há dois ou três anos. Acabou o dialogo. Não temos paciência e em mais tolerância com essa empresa irresponsável com nosso desenvolvimento” disparou o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai.
Na reunião ficou acertado que dois documentos com conteúdos distintos serão confeccionados, assinados por todas as entidades do estado e enviados ao governo federal: a inclusão das Ferrovias da Integração e Norte-Sul (Cascavel ao Oeste Catarinense) no PAC das concessões ferroviárias para antecipar o processo e garantir os recursos às obras, e também o pedido de rompimento com a ALL. “Queremos dar apoio e respaldo para que a presidente Dilma rompa de vez com essa empresa, a exemplo do que fez a Argentina”, comparou Uczai.
Quanto à inclusão da Ferrovia Norte-Sul no PAC, o deputado justificou. “Se não for construída em paralelo com a nossa, o futuro do setor agroindustrial no oeste e em Santa Catarina estará comprometido, pois é o insumo que precisamos mais barato para transformar em proteína animal”, ressaltou ao dizer que do contrário, o insumo continuará ficando barato para a China, chegando até o Oeste apenas a proteína.
Na oportunidade Uczai explicou que o atraso em 90 dias do processo licitatório para os estudos técnicos sobre a viabilidade da Ferrovia da Integração (870 km), foi causado por uma ação movida por um advogado da capital do estado que questionou alguns itens do processo. No entanto, segundo ele, o Tribunal de Contas resolveu alterar apenas dois itens da licitação que agora tramita normalmente, devendo ser concluída até fevereiro ou março, quando será emitida a ordem de serviço. De acordo com Uczai, para ganhar tempo o estudo engloba três projetos: estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental; estudo aerofotogramétrico e o projeto básico de engenharia.
O deputado disse que o estudo de viabilidade vai apontar o melhor traçado para as ferrovias. “O traçado está sendo disputado no litoral que deve decidir o Porto que vai acolher os produtos. Está clara a necessidade do litoral passar pela região Meio Oeste até o Extremo-Oeste, divisa com a Argentina, pois no futuro queremos a ligação bioceânica por ferrovias até os portos do Chile”, antecipou.
O presidente da Frente Parlamentar, disse ainda que vai pedir para que a ordem de serviço para os estudos seja assinada aqui na região pelo presidente da Valec (empresa responsável pela licitação) e pelo ministro dos transportes. “Queremos que eles estejam aqui para que possamos manifestar nossa posição, assim quem sabe em 5 ou 7 anos todos os projetos ferroviários no estado estejam concluídos”, finalizou.
Além do prefeito Nelson Guindani e seu vice Ricardo Nodari, participaram do encontro os vereadores Juarez Antônio de Souza, Osni Silveira de Ávila, Euclides Filipini, representantes da Prefeitura de Joaçaba, Senai, Coperavisu, CDL e AICHO de Herval d´Oeste, Acioc, Ammoc, Rotary de Herval, Associação Amigos de Herval e sindicatos.
A advogada Gisele da Silva Valmorbida Ceconello foi eleita presidente da Liga das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval
Vítima e seu irmão se banhavam no lago de uma pequena usina quando ambos submergiram. Um deles conseguiu se salvar
Ocorrência foi atendida pelos Bombeiros por volta das 7h20min deste domingo (10) na Rua Luiz Paulino, bairro Vila Rica
De acordo com informações iniciais, o acidente ocorreu por volta das 7h30min no km 286, na localidade de Salto dos Marianos
As Polícias Civil e Militar prenderam na tarde desta quarta-feira (6) um homem identificado como um dos autores da agressão
De acordo com a Polícia Rodoviária, foi uma colisão lateral em uma curva na altura do km 530 da BR-282, em Cordilheira Alta
Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba
Fone: (49) 3522-1787