Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 05/12/2022 | 07:34

Joaçaba

Coleta seletiva de lixo inicia nesta segunda em Joaçaba

Publicado em 24 de Janeiro de 2014 às15h30

Caminhão da coleta seletiva (Foto: Paulo Afonso)

Foto: Caminhão da coleta seletiva (Foto: Paulo Afonso)

A Prefeitura Municipal de Joaçaba inicia nesta segunda-feira (27) o projeto piloto da coleta seletiva.  “Estamos cumprindo aquilo que é inevitável para o desenvolvimento sustentável e sendo município pioneiro aqui em nossa região e isso trata-se de uma decisão do poder executivo, o que demonstra que estamos justamente cumprindo o que determina a legislação de forma antecipada e planejada” falou o Prefeito Rafael Laske.

O secretário de administração Celso Felipe Bordin, que está a frente do processo, esclarece que no primeiro momento trata-se de um projeto piloto e que por isso alguns bairros ainda não serão contemplados com a iniciativa. “Apenas 20% estará fora nesse início. Mas esperamos que em muito breve chegarmos a 100% de cobertura” detalhou.

O investimento do município supera a marca dos 500 mil reais, separados em duas linhas de atuação. Uma na construção de um barracão para uma das Associações de Catadores que atua no bairro Vila Pedrini próximo ao Bonato Couros e outra no pagamento do trabalho de recolhimento do material reciclável. “Já determinei ao departamento de infraestrutura, que elabore o projeto técnico e na área onde hoje a Acomar atue, se torne uma praça para atender os moradores do bairro Vila Cachoeirinha.” Falou o Prefeito.

Agora intensifica-se o trabalho de conscientização que está sendo pago e capitaneado pela empresa contratada. “Muito prestar atenção a mídia, é preciso que cada um faça sua parte e divulgue e ajude a implementar esse serviço essencial ao nosso desenvolvimento sustentável” finalizou o Prefeito.

ENTENDA OS HORÁRIOS E COMO SERÁ O TRABALHO

Marcos Gaspar, representante da empresa TOS Ambiental, responsável pela coleta esclareceu que a coleta seletiva não irá influenciar nos horários e itinerários da coleta normal de lixo. “Estamos colocando a disposição um veículos e profissionais que atuaram de forma diferenciada aos trabalhadores que já realizam o trabalho de recolhimento de lixo.

Os horários e itinerários da coleta, estão sendo divulgados a partir de hoje, através de panfletos distribuídos nos bairros atendidos. Foi optado por coleta porta a porta, afim de garantir melhor índice de coleta e em uma fase inicial visando a educação da população para o processo de separação.

Perguntas frequentes?

A coleta normal de lixo irá mudar com a implantação da coleta seletiva?

Não. Os horários e itinerários se mantém o mesmo, afim de garantir que o lixo não se acumule na ruas, uma vez que em alguns bairros, o caminhão da coleta seletiva irá passar apenas uma ver por semana.

Preciso guardar o material reciclado separado em sacos ou recipientes diferentes?

Isso não será necessário. O material reciclado pode ser acondicionado em um mesmo saco de lixo ou recipiente. O correto é realizar uma limpeza nesse material, afim de que ele não atraia animais e insetos até o dia em que o caminhão passará em seu bairro. Em prédios sugere-se a aquisição de pequenos containers ou grandes lixeiras para reunir o material reciclado de um único local.

Se a minha loja na área central da cidade produz lixo reciclado em grande quantidade e não tenho como acondicionar nos dias em que a coleta irá passar. Como devo proceder?

A sugestão é que esse espaço seja criado, porém nada impede que se entre em contato com uma das duas associações de reciclagem do município, afim de que exista o transporte desse material. Mas a melhor prática é se preparar para os dias da coleta seletiva. Mas preste atenção se fora ajudar os catadores, que apenas os faça aos integrantes das associações da cidade.

Meu bairro ainda não sendo atendido com a coleta e eu quero colaborar como posso fazer?

Os bairros que não estão sendo atendidos nessa primeira etapa, são justamente aqueles que ficam próximos aos locais de separação do material. Por esse motivo o transporte é mais fácil e rápido para as Associações. A sugestão é que o morador ou empresa entre em contato com alguma dessas entidades e estabeleça parceria na coleta em dias e horários programados.

Confira o cronograma de coleta nos bairros:

Acesso Adolfo Ziguelli - quarta-feira: 14 às 18h

Anzolin - quarta-feira: 14 às 18h

Armindo de Medeiros - quarta-feira: 14hs às 18h

Bela Vista - sexta-feira: 08 às 12h

Boa Vista - segunda e quinta: 14 às 18h

Caetano Branco - sexta-feira: 08 às 12h

Centro - terça-feira, quinta-feira, sábado: 08 às 12h

Cruzeiro do Sul - terça e sexta-feira: 14 às 18h

Distrito Industrial - quarta-feira: 14 às 18h

Flor da Serra - terça-feira e sexta-feira: 14 às 18h

Frei Bruno - sexta-feira: 08 às 12h

Jardim Alvorada - quarta-feira: 08 às 12h

Jardim Itália - segunda-feira: 08 às 12h

João Paulo II - segunda-feira: 08 às 12h

Menino Deus - segunda-feira e quinta-feira: 14 às 18h

Monte Belo - segunda-feira e quinta-feira: 14 às 18h

Santa Tereza (bairro todo exceto ruas do entorno do Jardim Alvorada) - terça-feira e sexta-feira: 14 às 18h

Santa Tereza 1 (região próxima ao Jardim Alvorada) quarta-feira: 08 às 12h

Tobias - segunda e quinta: 14 às 18h

Vila Cordazzo - segunda-feira: 08 às 12h

Vila Pedrini - quarta-feira: 14 às 18h

Fonte: Assessoria de Comunicação

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X Alesc