Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 29/03/2024 | 05:55

Geral

Um ano após incêndio, grupo faz vigília em frente a prédio da boate Kiss

Publicado em 27/01/2014 ás08:00

Anderson Fetter/Agência RBS

Foto: Anderson Fetter/Agência RBS

No dia que completa um ano do incêndio da boate Kiss que matou 242 pessoas, em Santa Maria (RS), familiares e amigos dos mortos realizaram uma vigília desde às 23h deste domingo (26) em frente ao local da tragédia.

Na noite de ontem, o grupo desenhou no asfalto 242 corpos representando as vítimas do incêndio em frente ao prédio onde funcionava a boate na rua dos Andradas.

Por volta das 3h, horário do início do incêndio, os manifestantes tocaram sirenes para acordar todos da cidade relembrando o dia da tragédia. Na manhã desta segunda-feira, os manifestantes sairam em marcha pela cidade.

O grupo que organizou o protesto, o Movimento Santa Maria do Luto à Luta, postou em um página nas redes sociais que o objetivo é quebrar o silêncio e relembrar aos moradores da cidade que, um ano após a tragédia, ainda não houve justiça.

INCÊNDIO

A boate Kiss pegou fogo em 27 de janeiro do ano passado matando 242 pessoas. O fogo começou quando um integrante da banda Gurizada Fandangueira, que fazia um show no local, acendeu um artefato pirotécnico.

Faíscas atingiram uma espuma usada como revestimento acústico, que começou a queimar. Uma espessa fumaça preta tomou conta de todo o ambiente da casa noturna em poucos minutos, intoxicando os frequentadores.

Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar.

A maioria das vítimas morreu por asfixia durante a festa promovida por alunos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Muitas foram encontradas amontoadas nos banheiros, por onde tentaram fugir do fogo.

No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.

A boate Kiss, com capacidade para até 691 pessoas, recebeu entre 900 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia.

A direção da boate Kiss divulgou nota afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade".

Fonte: UOL

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X