Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 28/03/2024 | 20:21

Geral

Ação estabelece prazo de 60 dias para manutenção de orelhões em SC

Publicado em 28/01/2014 ás15:30

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

O Ministério Público Federal em Santa Catarina ajuizou na segunda-feira (27), uma ação civil pública contra a empresa de telefonia Oi e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é oferecer aos cidadãos catarinenses um bom serviço de telefonia pública no estado.

A ação pede que no prazo de 60 dias seja feita verificação e reparo em todos os aparelhos existentes em Santa Catarina que apresentem defeito, má conservação, falta de higiene, limpeza e manutenção, deixando-os em perfeito estado de uso.

Em caso de descumprimento, o procurador da República Carlos Augusto de Amorim Dutra pede multa de R$ 10 mil por dia e que a Oi seja condenada ao pagamento de R$ 10 milhões por não ter cumprido as regras legais e contratuais.

No ano passado, o Ministério Público Federal expediu recomendação para que a empresa Oi providenciasse a manutenção e o reparo dos telefones públicos dos municípios de Itajaí e Camboriú, bem como para que realizasse trabalho preventivo e de reparo em todos os aparelhos dos municípios da área de concessão da empresa no Estado de Santa Catarina.

Um ofício foi encaminhado à Anatel, para que a agência reguladora acompanhasse o serviço da Oi nas cidades. A conclusão foi que dos telefones avaliados, 33% em Camboriú e 16% em Itajaí estavam inoperantes e a que a empresa não havia realizado os reparos no prazo de 24 horas.

Em Florianópolis foi realizada avaliação no final de 2013, constando que na capital a manutenção nos telefones públicos ocorre com frequência, mas os aparelhos não eram limpos e higienizados. Já os telefones públicos dos demais municípios da região metropolitana vistoriados apresentaram problemas quanto à manutenção, higiene, limpeza e também ao estado de conservação

Segundo o MPF, a Lei nº 9.472/97, que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, garante ao consumidor o acesso a esses serviços com padrões de qualidade e regularidade em qualquer ponto do território nacional. Além disso, resoluções da Anatel determinam que é dever das concessionárias manter os telefones públicos em perfeitas condições de operação.

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X