Menu

Jornalismo (49) 99111-4055

Anuncie no Portal (49) 99117-4389

Previsão do Tempo 16/03/2025 | 16:37

Região

Concordiense diagnosticada com doença da “vaca-louca”

Publicado em 30/01/2014 ás10:30

Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

Uma mulher do município de Concórdia está internada em estado vegetativo há seis meses. Segundo as informações, a paciente está acometida pela doença  de Creutzfeldt Jakob – mais conhecida como a doença da “vaca louca” em humanos. A doença teria sido contraída após uma viagem ao Mato Grosso, pois imediatamente passou a ficar mal.

No seu retorno, a vítima de 52 anos, moradora da área central de Concórdia, procurou orientação médica e foi internada no Hospital São Francisco. Entre idas e voltas, os médicos desconfiaram dos sintomas e solicitaram os exames. Atualmente a paciente recebe acompanhamento médico em sua residência, onde foi montado um quarto especial para ela, já que está com quadro clínico agravado, estaria em coma. Os exames foram feitos nos Estados Unidos e confirmaram a enfermidade, que infelizmente não tem cura.

Neste caso, o médico neurologista que cuida da paciente, Daniel Fialho, destacou que a doença não foi adquirida através do consumo de carne infectada, o que seria ainda mais preocupante. Ele explicou que a paciente já nasceu com a modificação genética da proteína Príon, que desencadeia a doença e que por algum fato essa doença se desenvolveu nos últimos meses.

Em outras palavras, a doença da “vaca louca”, como é conhecida, ocasiona uma degeneração cerebral progressiva e há três maneiras de contrair a doença. Ela pode ser herdada geneticamente, como é o caso em questão; pode ser esporádica, quando não há uma fonte infecciosa conhecida; e pode ser transmitida através de infecção, que seria o consumo de carne infectada. Mas o mais importante é que não é uma doença contagiosa, é rara e atinge uma pessoa a cada um milhão.

Fonte: Rádio Atual

Participe de nosso
Grupo no WhatsApp

Mais Acessadas

Farmácia de Plantão
Farmácia
Farmácia Júnior

Av. XV de Novembro, 377 - Centro, Joaçaba

Fone: (49) 3522-1787

Farmácia Júnior
X